Your IP: Unknown · Your Status: Unprotected Protected

Blog How-To

Como criar uma senha forte

Mar 06, 2019 · 4 min read

Como criar uma senha forte

Ao criar uma conta em qualquer site, você se depara com um inevitável dilema: fornecer uma senha fraca, mas fácil de lembrar, ou uma senha forte e diferente de todas as outras que você usa, mas da qual provavelmente se esquecerá?

Seguir as orientações e regras mencionadas neste artigo o ajudará a praticar boas práticas para a segurança da sua senha. Elas já foram testadas e aprovadas por muitos usuários da internet, e recomendamos fortemente que você as siga.

A anatomia de uma senha forte

Separamos algumas dicas sobre como criar uma senha difícil e que você não acabará esquecendo dez minutos depois:

  1. Evite senhas curtas. Use senhas que contenham pelo menos 10 caracteres. Quanto mais caracteres a senha tiver, mais tempo levará para um hacker quebrá-la.

  2. Adicione complexidade. Sua senha deve incluir letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Quanto mais, melhor.

  3. Use um gerenciador de senhas. Senhas longas são difíceis de lembrar, especialmente quando se usa uma diferente para cada site ou serviço. Você pode usar gerenciadores de senhas populares como o Dashlane 4 ou o LastPass 4.0 para ajudá-lo a organizar seus dados de login.

  4. Crie mnemônicas. Se as ferramentas para gerenciamento de senhas não são a sua praia, crie frases memoráveis, garantindo que elas se relacionem ao site ou serviço que você está usando. Por exemplo, se pretende se cadastrar em um serviço de VPN para evitar o risco de cibercrimes em redes Wi-Fi públicas, você pode criar uma frase como “Eu gosto de usar a NordVPN para proteger meu dinheiro” e usar “3gDuNVPpm$$$” como uma mnemônica da sua senha. Inclui todos os quatro tipos de caracteres, é complexa, moderadamente longa e fácil de lembrar.

  5. Use frases-senha (o método Diceware). Embora o uso de palavras do dicionário não seja recomendado (veja as dicas para evitar senhas fracas abaixo), criar uma combinação de 6-7 palavras aleatórias é um bom método para proteger sua conta. No entanto, a aleatoriedade é essencial. O cérebro humano é extremamente ruim em unir palavras realmente aleatórias, então o site da EFF fornece uma lista com palavras numeradas. Você lança um dado comum, e os números que vão saindo definem as palavras para você. Uma combinação como “direita zebra moda azul futebol trabalho” é extremamente difícil de adivinhar por causa de sua extensão e aleatoriedade, mas bastante fácil de lembrar.

O simples ato de seguir essas dicas já melhoraria bastante sua segurança e tornaria suas senhas muito mais fortes. Isso é especialmente importante para quem utiliza internet banking e outros websites que lidam com informações financeiras.

Evitando senhas fracas

Nenhum dos itens a seguir deve ser incluído em suas senhas, mesmo como parte de vários componentes.

  • O nome de usuário ou uma parte do nome de usuário;

  • Nomes de amigos, familiares, animais de estimação e especialmente seu próprio nome;

  • Informações pessoais sobre seus familiares ou você mesmo. Isso inclui informações gerais que podem ser obtidas com muita facilidade, como número de telefone, data de nascimento, nome da rua, número da placa, número da casa/apartamento, etc.;

  • Uma sequência de letras, números ou teclas do teclado consecutivas, como “qwerty”, “12345”, “abcde”, etc.;

  • Uma palavra do dicionário ou uma combinação de palavras, como “cão preto”;

  • Ou substituições óbvias, como “cã0 pret0”;

  • Qualquer item mencionado acima ao contrário;

  • Senha em branco.

Senso comum para senhas

Criar uma senha forte é crucial, mas é apenas o passo inicial para melhorar sua segurança na internet. A maneira como você gerencia suas senhas ao longo do tempo é ainda mais importante. Normalmente, as pessoas conhecem as regras-chave, mas de alguma forma tendem a ignorá-las. Utilize a lista abaixo como um guia de boas práticas que o ajudará a manter suas informações privadas seguras e protegidas.

  • Crie uma senha única toda vez. Quando você altera uma senha para qualquer uma de suas contas, ela não deve ser idêntica a nenhuma das senhas anteriores. Ah, e nem pense em usar a mesma senha em sites diferentes. Embora seja tentador, tente resistir e crie senhas exclusivas para cada conta.

  • Altere as senhas de todas as suas contas existentes pelo menos uma vez a cada seis meses. Como as senhas têm um tamanho fixo, um ataque de força bruta para decifrar uma senha sempre será bem-sucedido se tiver o poder de processamento e tempo suficientes. Portanto, é altamente recomendável mudar as senhas regularmente. Agende seu calendário para lembrá-lo de alterar suas senhas a cada seis meses.

  • Não anote suas senhas. Criar uma senha forte e anotá-la num pedaço de papel é tão ruim quanto escolher uma senha fácil de lembrar e mantê-la na sua cabeça. Várias pesquisas sobre o assunto descobriram que muitas pessoas anotam suas senhas e guardam as anotações ao lado de seus computadores. Alguns até acham que manter o papel sob o mousepad é seguro o suficiente. Não é. Caso precise levar sua senha junto com você, use uma das ferramentas do gerenciador de senhas e execute-a a partir de um pendrive.

  • Não compartilhe sua senha com ninguém. Isso inclui sua família e seus amigos. Além disso, nunca envie um email com sua senha incluída no texto. Às vezes, hackers enviam emails fingindo ser um agente de atendimento ao cliente, pedindo seu nome de usuário e senha. Organizações ou sites legítimos nunca pedirão seu nome de usuário e senha por email.

  • sua senha seja comprometida, altere-a imediatamente.Caso Mesmo que você apenas suspeite que alguém possa ter roubado sua senha, altere-a imediatamente. Cada minuto pode fazer a diferença.

  • Não use a opção “Lembrar sua senha” no navegador sem antes definir uma senha mestra. Se você não definir uma senha mestra no navegador, qualquer pessoa que o utilizar poderá simplesmente ver as senhas armazenadas.

  • Evite digitar sua senha em um dispositivo que pertence a outra pessoa. Isso é especialmente importante para sites bancários e contas empresariais. Registrar todas as teclas digitadas é uma prática comum para hackers, permitindo que vejam tudo o que você digitou, incluindo seus logins.


Daniel Markuson
Daniel Markuson successVerified author

Daniel is a digital privacy enthusiast and an internet security expert. As the blog editor at NordVPN, Daniel is generous with spreading news, stories, and tips through the power of a well-written word.


Subscribe to NordVPN blog