Your IP: Unknown · Your Status: Unprotected Protected

Blog How-To

O que fazer se o seu Facebook for hackeado (e como impedir que isso aconteça)

Mar 14, 2019 · 5 min read

O que fazer se o seu Facebook for hackeado (e como impedir que isso aconteça)

A maioria das pessoas sabe que o Facebook é um pesadelo para a privacidade, mas o que muitos não percebem é que ele pode ser também uma enorme ameaça contra a sua segurança online. É por isso que vamos esmiuçar os passos a serem tomados se a sua conta do Facebook for hackeada.

Como saber se você foi hackeado

Se olharmos de perto, o Facebook é um serviço complexo, então muitas vezes o que parece ser um hacking pode ser apenas uma função de segurança, configuração ou app peculiar sobre o qual você não sabia. Quais são os sinais de um verdadeiro hacking de Facebook?

  • Mensagens estranhas dos seus amigos

    Quando o hacker consegue acesso à sua conta do Facebook, ele basicamente rouba a sua identidade. Usando o seu rosto e seu nome, ele poderá enviar mensagens aos seus amigos alegando ter se envolvido em algum acidente ou outro tipo de problema. Em seguida, pedirá aos seus amigos que enviem dinheiro a uma determinada conta bancária (alerta de spoiler: não é a sua conta). Caso um amigo se refira a algum evento que não aconteceu ou a algo que você não enviou, você deve agir rapidamente. Proteja sua conta e avise todos os seus amigos no Facebook para que mais ninguém caia na armadilha do hacker.

  • Ações que você sabe que não executou

    Nem todo hacking é tão malicioso como o descrito acima. Alguns ficam satisfeitos em usar a sua conta para curtir páginas (controlar um exército de contas comprometidas dessa maneira é um serviço lucrativo) ou para atestar contas de pessoas falsas aceitando seus convites de amizade. Todas as postagens do seu feed têm alguma indicação sobre sua origem. Alguns são anúncios, enquanto outras são postagens que seus amigos fizeram, comentaram ou curtiram. No entanto, se você começar a ver postagens de páginas que o Facebook diz que você curtiu (mesmo você tendo certeza que isso não é verdade) ou de amigos que você nunca viu na vida, pode ser um sinal de que sua conta foi comprometida. (Observação: se você estiver recebendo postagens de páginas que nunca curtiu, também há possibilidade de que a página tenha sido readaptada. Mesmo assim, vale a pena checar a segurança da sua conta.)

  • Outra pessoa logou em sua conta

    Esse ponto pode ser óbvio quando o objetivo do hacker for apenas obter acesso à sua conta, mas há uma forma simples de descobrir se foi isso que aconteceu. Verifique se dispositivos desconhecidos logaram em sua conta. Mostrarei em breve neste artigo algumas maneiras de deixar a sua conta do Facebook mais segura.

  • Sua senha não funciona mais

    Se a sua senha não estiver funcionando e você tem certeza de que a está digitando corretamente e de que não a alterou, pode ser que alguém tenha dominado a sua conta e o trancado para fora. Felizmente, há algumas formas de recuperá-la. Você pode usar seu email, seu número de telefone ou outros métodos sobre os quais falarei abaixo.

Meu Facebook foi hackeado. E agora?

Tempo é fundamental. O Facebook tem uma página especial que dirá o que fazer caso a sua conta tenha sido hackeada. Mas antes você precisará explicar como você foi comprometido. Como mencionado antes, alguns sintomas de um possível hacking podem ter sio causados por descuido nas configurações de segurança.

Escolha a opção mais relevante ao seu caso. Mesmo que não haja um hacking propriamente dito, essa ferramenta irá guiá-lo para resolver seu problema e endurecer os ajustes de segurança.

Se for de fato um hacking, a ferramenta o levará à página de atualização de senha e bloqueará qualquer acesso não autorizado à sua conta.

Clique aqui para acessar a página de emergência contra hacking do Facebook.

Ufa! Sua conta já deve estar segura – por enquanto. Agora está na hora de desfazer quaisquer danos que a violação possa ter causado. Caso você saiba que mensagens fraudulentas foram enviadas aos seus amigos a partir da sua conta, não se esqueça de notificar TODOS eles de que sua conta foi hackeada e que quaisquer solicitações enviadas por você eram provavelmente falsas. Se você acha que a ameaça veio de um app ou jogo de Facebook suspeito, delete-o!

Como tornar a sua conta do Facebook mais segura

Felizmente, o Facebook possui uma série de ajustes que facilitam manter sua conta segura. Se você usou a ferramenta de emergência mencionada acima, alguns desses ajustes já devem ter sido abordados, mas vale a pena falar sobre eles separadamente.

Vamos começar com a parte mais fácil: suas configurações de segurança do Facebook. Comece clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito da sua página e depois em “Settings” (Configurações) no menu.

Encontre a aba “Security and login” (Segurança e login, é a segunda opção de cima para baixo).

Pronto! Nessa página você encontrará MUITOS recursos úteis, vamos do começo:

Onde você está logado

Esse painel mostra onde os dispositivos logados na sua conta estão localizados. Idealmente, a lista deve estar limitada aos dispositivos que você conhece e usa com o Facebook (seu computador desktop, notebook, celular e/ou tablet). Caso veja um dispositivo na lista que você não reconhece, não entre em pânico. Pode ter sido uma sessão temporária sobre a qual você se esqueceu. Se houver um dispositivo que você tem certeza que não usou, corra para a página de emergência contra hacking e limpe todas as sessões desse painel se ainda houver alguma.

É uma boa ideia limpar essa lista regularmente. Se você logou na casa de um amigo ou em outro lugar, isso garantirá que ninguém acabe acidentalmente dentro da sua conta.

Configurando segurança extra

Há três recursos neste painel e todos são ótimos para proteger a sua conta.

  • ‘Get alerts about unauthorized logins’ (Obter alertas sobre logins não autorizados) faz exatamente o que o nome diz. Se houver uma conexão ou tentativa de conexão a partir de um local ou dispositivo incomum, você será notificado imediatamente para tomar as precauções necessárias.

  • “Two-factor authentication” (autenticação de dois fatores) é uma ferramenta poderosa de proteção da sua conta. A cada vez que alguém quiser entrar na sua conta, será necessário inserir um código especial fornecido na hora pelo Facebook (você pode escolher entre várias opções quando habilitar esta ferramenta). Se alguém roubar sua senha, mas não estiver com o seu celular, não será possível acessar a conta. No entanto, esse método tem algumas desvantagens. Saiba mais sobre as vantagens e os riscos da autenticação de dois fatores aqui.

  • O último recurso é autoexplicativo: “Choose 3 to 5 friends to contact if you get locked out” (escolha entre 3 a 5 amigos para contatar em caso de perda de acesso). Tecnicamente, isso não deixa a sua conta mais segura, mas o ajudará a recuperá-la caso você seja trancada para fora da conta ou esqueça das suas informações de login. Os amigos escolhidos receberão códigos que permitem que você volte à sua conta. Escolha amigos de confiança!

Altere a sua senha

É importante manter o controle de quais dispositivo têm acesso ao seu Facebook para evitar malware, mas há uma maneira ainda mais fácil de proteger a sua conta: criar uma senha forte! Temos boas dicas sobre como criar senhas fortes.


Daniel Markuson
Daniel Markuson successVerified author

Daniel is a digital privacy enthusiast and an internet security expert. As the blog editor at NordVPN, Daniel is generous with spreading news, stories, and tips through the power of a well-written word.


Subscribe to NordVPN blog