Your IP: Unknown · Your Status: Unprotected Protected

Blog How-To

Como Configurar uma VPN na sua Apple TV

Jul 23, 2019 · 4 min read

Como Configurar uma VPN na sua Apple TV

Os vários recursos de conectividade da Apple TV são mecanismos excelentes para quem gosta de conteúdos com grande dinamismo e interatividade, especialmente conteúdos de streaming disponibilizados na internet.

Para melhorar ainda mais os recursos da sua Apple TV, um provedor VPN é uma ótima adição. Nesse artigo, você vai aprender a configurar um provedor VPN na sua Apple TV.

Mas, o que é VPN?

VPN é a sigla para Virtual Private Network (algo como “Rede Virtual Privada”, em uma tradução livre). São provedores que facilitam a conexão entre diferentes dispositivos da internet, mantendo a codificação e a segurança do fluxo de dados trocados entre esses dispositivos, dificultando a interceptação dessas informações.

Em termos simples, um provedor VPN cria uma “camada extra” de segurança para seus dispositivos conectados à internet, tornando sua conexão mais confiável e protegida.

Por que configurar um provedor VPN na sua Apple TV?

Há várias razões para configurar um provedor VPN no seu aparelho de Apple TV. A principal delas é o fato de que esses dispositivos fazem conexão com a internet, tornando-os vulneráveis a uma série de ameaças típicas de qualquer dispositivo conectado à rede. Assim, um provedor VPN serve para diminuir essas vulnerabilidades.

Além disso, sua Apple TV pode não acessar todos os conteúdos disponíveis na rede. Isso acontece por vários fatores, como restrições governamentais, questões de direitos autorais, escolhas corporativas de mercado, etc. Ou seja: você pode ter seu acesso restrito uma série de conteúdos disponíveis online.

Isso é feito por meio da chamada geo-restrição, ou seja, a restrição de conteúdos feita com base na localização geográfica do seu dispositivo conectado à internet. Essa localização é obtida por meio do endereço de IP da sua máquina. Um provedor VPN permite a alteração desse endereço IP, burlando essas restrições.

Então, segurança extra e acesso ilimitado aos conteúdos do mundo digital são ótimas razões para configurar um VPN, não são? Vamos ao que interessa: como configurar um VPN para a sua Apple TV.

Como instalar a NordVPN na sua Apple TV

Aqui, nós vamos trabalhar com a NordVPN, um excelente provedor VPN com várias funcionalidades e benefícios.

Como os dispositivos Apple TV não rodam os provedores da NordVPN por eles mesmos, configurar um provedor VPN para esse tipo de equipamento é um processo um pouco mais complicado, mas nada impossível. O modo mais seguro é por meio da configuração diretamente no roteador, que é o que vamos fazer.

Instale a NordVPN no seu roteador

Ao invés de só usar o aplicativo, você pode instalar a NordVPN diretamente no seu roteador, o que vai fazer com que todos os dispositivos conectados na rede transmitida por ele sejam automaticamente abarcados pelo aplicativo VPN.

Há alguns pontos positivos e negativos de configurar a NordVPN no seu roteador, como você pode conferir logo abaixo.

Prós

  • Ampliar a segurança da sua Apple TV, bem como de todos os demais dispositivos conectados à sua rede de internet transmitida pelo roteador;
  • Automatizar a função do provedor VPN, que vai ficar ativo sempre que seu roteador também estiver em funcionamento;
  • Aumentar a quantidade de dispositivos protegidos pelo provedor VPN – a NordVPN permite incluir seis equipamentos mas, ao configurá-la diretamente no seu roteador, você vai poder proteger quantos dispositivos estiverem conectados na rede transmitida pelo seu roteador.

Contras

  • Maior complexidade das configurações, já que você vai ter que alterar as configurações diretamente no seu roteador quando quiser alterar a geolocalização dos seus dispositivos;
  • Maior dependência em relação ao roteador, já que cada roteador possui funcionalidades próprias e nem todos eles conseguem se adaptar a todas as vantagens da NordVPN. Por exemplo, dependendo da capacidade do roteador, a criptografia dos dados pode ser diminuída por conta da incapacidade do equipamento de manter a paridade com o provedor, mesmo que a NordVPN ofereça essa vantagem;
  • Bloqueio de dispositivos que fazem conexão com a internet fora da rede de WiFi;
  • Maior vulnerabilidade para os dispositivos, já que as informações e os dados não serão criptografados até atingir o roteador – entretanto, se você já possui uma rede confiável e protegida, isso não vai representar nenhum perigo real.

Se você quiser saber quais roteadores são compatíveis com a NordVPN e quais deles já possuem programações pré-definidas para esse aplicativo, clique aqui.

Agora, vamos aos procedimentos práticos para configurar sua NordVPN no roteador:

Faça log in no seu roteador

De acordo com as instruções do manual do seu roteador ou do seu provedor de internet, você pode obter os dados de log in para configurar seu roteador. Se você tem alguma dificuldade com esse processo, há vários tutoriais disponíveis mostrando como é possível logar no seu roteador e alterar as configurações dele – isso muda de roteador para roteador, então vale a pena procurar tutoriais específicos para o seu modelo de equipamento.

Depois de fazer log in, você vai poder alterar vários dos aspectos e configurações do seu equipamento, facilitando a configuração do seu provedor VPN.

Configure seu roteador

Mais uma vez, esse é um processo que depende do modelo do seu roteador. Alguns, como os fabricados pela Asus, já vem com funcionalidades VPN integradas. Outros precisam de ajustes manuais.

Você pode conferir uma lista de tutoriais específicos para diferentes roteadores e sistemas clicando aqui.

Faça os testes com seu roteador

Depois de concluir seu processo de configuração da NordVPN diretamente no seu roteador, faça os testes de conexão para ter certeza de que a internet está funcionando e que os dispositivos ligados na sua rede estão se conectando normalmente à internet.

Se tudo estiver ok, verifique sua Apple TV para ver se as funcionalidades dela estão normais e se o aparelho consegue conexão com a internet.

Uma dica interessante pode ser a de configurar dois roteadores diferentes na sua casa/empresa: um com a NordVPN instalada e configurada diretamente no roteador, e outro sem essa configuração; esse segundo tipo de roteador permite o uso do aplicativo em dispositivos conectados fora da rede disponibilizada pelo seu roteador configurado com o VPN, o que pode ser bem interessante para usuários externos – como visitas e amigos, por exemplo.


Ilma Voigt
Ilma Voigt successVerified author

Ilma Voigt is a content creator passionate about technology and online security. In addition to her focus on tech, she also specializes in bringing cybersecurity insights to new markets.


Subscribe to NordVPN blog