Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

TCP vs. UDP: Comparando Protocolos

Quando falamos sobre internet, um dos elementos fundamentais são os protocolos. Um protocolo de internet (Internet Protocol, ou IP), como o HTTP, QUIC e TLS, é um protocolo de comunicação usado entre os dispositivos conectados em uma rede para encaminhar dados entre eles.

TCP vs. UDP: Comparando Protocolos

Há vários tipos de protocolos, e nesse artigo vamos fazer uma comparação entre dois dos principais tipos atuais de protocolo: o TCP e o UDP.

O que é o protocolo TCP

TCP, sigla para Transmission Control Protocol (“Protocolo de Controle de Transmissão”), é um protocolo base da internet, complementado pelos vários tipos de IP, sendo uma categoria bastante versátil e robusto de protocolo, fazendo com que ele seja adequado para grandes redes, como a rede mundial de computadores (World Wide Web).

Basicamente, a função principal do TCP é verificar se os dados que circulam entre os dispositivos de uma rede são enviados de forma correta e na sequência apropriada.

Sendo um protocolo de nível de camada de transporte no modelo OSI (Open System Interconnection), o protocolo de controle de transmissão verifica a confiabilidade dos dados, garantindo que eles sejam enviados na ordem correta e verificando possíveis erros nos pacotes de dados que fluem entre os usuários e dispositivos conectados à rede.

Esse é o protocolo mais comum utilizado na rede. Sempre que você requisita o acesso a um website no seu navegador, por exemplo, sua máquina envia um pacote TCP para o endereço de servidor do website, que responde enviando um fluxo de pacotes TCP que são reunidos pelo seu navegador e, assim, permitir seu acesso ao endereço eletrônico.

Sempre que você clica em um link, deixa um comentário, acessa um vídeo ou qualquer outra dessas coisas, há uma troca de pacotes TCP entre sua máquina e os servidores dos conteúdos que você acessa.

Para aplicações que não exigem esse nível de confiabilidade e segurança, há a utilização de protocolos mais “leves” e simples, como o protocolo UDP.

Como funciona o TCP

O que é o protocolo UDP

Outro protocolo bastante comum é o UDP (User Datagram Protocol), um tipo mais simples quando comparado com o TCP. Ele permite que a aplicação envie um datagrama em um pacote IPv4 ou um IPv6 para determinado destino, sem garantias de que o pacote de dados chegue ao destino da forma correta.

Esse tipo de protocolo, diferente do TCP, não é confiável e não oferece o nível de proteção e verificação dos dados transmitidos entre os usuários e dispositivos de uma determinada rede.

Diferente do TCP, o UDP é um registro indivisível, voltado à transmissão de bytes sem um começo e sem um fim determinado. O UDP é utilizado quando a velocidade da transmissão de dados é priorizada em detrimento da segurança desses dados.

Assim, quando você assiste a um streaming online ao vivo de algum game, por exemplo, a troca de dados é feita essencialmente com esse tipo de protocolo.

Como funciona o UDP

Qual a diferença entre o protocolo TCP e UDP?

Há alguns elementos com os quais podemos fazer boas distinções entre os protocolos TCP e UDP.

Enquanto que o protocolo TCP preza pela confiabilidade agregando em seu header bits de controle de fluxo e recebimento, o UDP dispensa esses bits de controle. Pode-se dizer que o TCP é orientado para a conexão através do seu Acknowledgment e o que UDP não, uma vez que não é criada uma conexão para ele, só o envio direto de dados.

TCPUDP
ConfiabilidadeAltoBaixo
RapidezBaixoAlto
Método de transferênciaPacotes entregues em sequênciaPacotes entregues em um fluxo
Detecção e correção de errosSimNão
Controle de congestãoSimNão
ReconhecimentoSimApenas a verificação

Qual é a vantagem do UDP com relação ao TCP?

A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos. Já a principal desvantagem do UDP é que não existe comunicação entre o emissor e o receptor, ou seja, caso os pacotes não cheguem completos, eles não são enviados.

Qual o melhor protocolo?

Se uma aplicação usa protocolo TCP ou UDP, isso fica a critério do desenvolvedor, e cada um desses protocolos se adéqua melhor a determinadas funções e objetivos.

Muitas aplicações exigem a robustez do TCP, enquanto que outras precisam de mais velocidade e dinamismo, o que é garantido pelo UDP. Se sua rede tiver um bom nível de segurança e você souber evitar vários comportamentos de risco, qualquer um desses protocolos será bem utilizado pelo seu sistema. É importante leva rem conta que os protocolos VPN e os protocolos TCP/UDP não são a mesma coisa. Mas os protocolos VPN, assim como os protocolos TCP e UDP, possuem impacto na qualidade e na velocidade da conexão.

Assim, responder a essa pergunta exige também a formulação de outra: qual a finalidade do seu aplicativo? Sabendo responder essa pergunta, fica fácil saber qual será o melhor protocolo a se utilizar.

Sua segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a VPN líder a nível mundial