Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

O que é certificado SSL e como ele funciona?

Você sabia que o SSL é um dos principais elementos que mantêm suas transações online e seus dados pessoais em segurança? Neste artigo, discutiremos em detalhes o que é certificado SSL e como ele funciona na proteção das suas informações na rede.

O que é certificado SSL e como ele funciona?

O que é SSL?

Sigla para Secure Socket Layer (“camada segura de soquete”, em uma tradução livre), o SSL é o protocolo de criptografia antecessor do TLS que é usado para proteger o fluxo de informações trocadas entre você e as partes com as quais você se comunica.

Por meio dele, os seus dados são criptografados (ou seja, protegidos) e recebem uma autenticação que serve para que sejam lidos no servidor, na máquina ou em um aplicativo.

O que é um certificado SSL?

Um certificado SSL é um documento que, ao usar o protocolo de segurança SSL, é capaz de autenticar sites e permitir conexões criptografadas. Esse certificado é essencial para que as empresas possam proteger tanto suas transações online como as informações de seus clientes.

Um dos sinais mais clássicos de um certificado digital SSL é o ícone de cadeado ao lado da URL das páginas visitadas no navegador, o que é amplamente reconhecido como uma evidência da segurança da conexão e proteção contra acessos não autorizados dos dados transmitidos.

Porque os websites precisam da SSL?

De maneira simples, os sites precisam do SSL porque esse certificado digital atesta a segurança e confiabilidade de suas páginas, possibilitando a criptografia dos dados transmitidos por elas e ainda podendo ser usado para cumprir com requisitos exigidos pela indústria para serviços virtuais, como plataformas financeiras e de saúde.

Na barra de endereço, além do tradicional cadeado, é possível ver também a presença do SSL ao notar o HTTPS no início da URL dos sites. Esse código de letras vem da combinação dos protocolos de segurança HTTP e SSL: o primeiro, responsável pela transferência das informações que permite a visualização do conteúdo das páginas, e o segundo, capaz de prevenir ataques que causem a violação dessas informações (como os do tipo man-in-the-middle).

Criptografia poderosa, infraestrutura global e uma garantia de reembolso de 30 dias tornam a NordVPN um aplicativo de segurança ideal para milhões de pessoas em todo o mundo.

Tipos de certificado SSL

Entre os vários tipos de certificados SSL, três são os principais: validação estendida (EV), validação da organização (OV) e validação de domínio (DV). Abaixo, uma breve descrição de cada um deles.

Validação estendida

Trata-se do tipo mais rigoroso de certificado SSL. Para obtê-los, os sites passam por um processo de verificação abrangente que inclui a confirmação da existência legal, física e operacional da organização por trás da página. Os certificados EV SSL são normalmente usados por instituições financeiras, sites de comércio eletrônico e outros sites que exigem o mais alto nível de segurança.

Validação da organização

Para conseguir este tipo de certificado, também é exigido um processo de validação que verifica a organização por trás do site, mas é menos rigoroso do que o certificado de validação estendida. A validação da organização é normalmente usada por empresas e organizações de pequeno e médio porte.

Validação de domínio

Os certificados de validação de domínio são o tipo mais básico de certificado SSL. Para sua obtenção, é exigido apenas a verificação da propriedade do domínio. Seu uso é comum entre sites pessoais, blogs e outras páginas que não precisam de um alto nível de segurança.

Como a SSL funciona

A criptografia SSL pode ser dividida em dois estágios: o handshake (processo no qual os dispositivos envolvidos na comunicação de dados se identificam e permitem essa troca de informações) SSL e a gravação do SSL. Vamos verificar isso em mais detalhes.

O que é um handshake SSL?

Um handshake SSL é uma forma de comunicação entre o cliente e o servidor, onde as duas partes decidem qual protocolo será usado para a troca de informações.

Como é que o handshake SSL funciona na prática?

  1. O cliente envia uma solicitação (um “olá”) para um servidor web para se comunicar com ele. Isso inclui os tipos de cifras (algoritmos de encriptação) que o cliente consegue executar.
  2. O servidor responde à solicitação com um certificado SSL e uma chave pública. O cliente e o servidor, aqui, usam criptografia do tipo assimétrico para trocar mensagens de forma segura. Isso significa que o cliente precisa da chave pública do servidor para criptografar as mensagens, e que o servidor precisa de duas chaves – a privada e a pública – para decodificar isso. Ninguém que esteja tentando espionar a conexão pode decifrar essas mensagens.
  3. O cliente, então, usa a chave pública do servidor para criar uma “senha” e enviá-la para o servidor. Isso será usado para criar as chaves da sessão e elevar a comunicação para o nível de criptografia simétrica. As duas partes agora passarão a usar somente as chaves privadas. A criptografia simétrica faz com que a comunicação se torne muito mais rápida e use menos recursos.
  4. O servidor decodifica a “senha” pre-master, usa essa senha para criar uma chave simétrica e a compartilha com o cliente. Com a criptografia simétrica estabelecida, eles podem compartilhar uma comunicação criptografada. Assim, o fluxo de dados do website fica protegido.
handshake ssl explicando

Camada de registro SSL

É aqui que a criptografia acontece. As informações são enviadas do aplicativo do usuário e, assim, são criptografadas. Dependendo do decodificador, elas podem também ser comprimidas. Então, elas são enviadas para a camada de transporte da rede, que determina o modo como enviar os dados até sua destinação.

Como obter um certificado SSL?

Para obter um certificado SSL para o seu site, basta seguir estes passos:

  1. Selecione uma Autoridade de Certificação, que será responsável por emitir o seu certificado SSL.
  2. Escolha um tipo de certificado SSL, considerando as necessidades específicas da sua página da Web.
  3. Gere uma Solicitação de Assinatura de Certificado (CSR), que é um arquivo contendo as informações básicas do seu site, como nome de domínio e chave pública. Esse documento pode ser gerado pelo painel de controle do seu provedor de hospedagem ou por ferramentas como o OpenSSL.
  4. Encaminhe o CSR e demais documentação exigida à Autoridade de Certificação, que revisará seu pedido e, se tudo estiver de acordo, emitirá seu certificado SSL.
  5. Uma vez emitido seu certificado digital, basta instalá-lo no servidor da sua página.

O certificado SSL é o suficiente para segurança?

De maneira geral, a resposta é não. Embora o certificado SSL ofereça uma garantia adicional da criptografia dos dados sendo transmitidos pelo site em questão, ele não pode assegurar uma proteção abrangente contra outras ameaças, tais quais a presença de vírus e malware, ataques de phishing e vulnerabilidades próprias do servidor.

Assim, para ter uma segurança cibernética verdadeiramente eficaz, é recomendável combinar as garantias do certificado SSL com outras ferramentas de defesa, como VPN de confiança para aprimorar a criptografia dos dados da sua conexão. Com a capacidade de criar um manto protetor ao redor de sua navegação, as VPNs são ótimas ferramentas para manter os olhos de terceiros longe de suas atividades online. Então, se você preza por sua segurança e privacidade na rede, elas são uma aquisição essencial.

Sua segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a VPN líder a nível mundial