Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

NordVPN apresenta Meshnet

A equipe da NordVPN nunca para de explorar novos horizontes e inovar em seus serviços para fornecer aos usuários a melhor experiência possível. Chegou a hora de apresentar a mais nova funcionalidade de nosso portfólio – a Meshnet.

NordVPN apresenta Meshnet

O que a Meshnet faz?

Você pode pensar na Meshnet como sendo uma rede privada virtual descentralizada (ou ao estilo “faça você mesmo”) que você cria ao usar o aplicativo da NordVPN e dispositivos privados de usuários da NordVPN em quem você confia. Em vez de se conectar a um servidor gerenciado e configurado pela NordVPN, você pode estabelecer conexões criptografadas com dispositivos que você ou seus amigos possuem.

  • Com a Meshnet, você se conecta a um dispositivo específico de um usuário da NordVPN com quem você já estabeleceu uma conexão previamente.
  • Sem a Meshnet, você se conecta a um dos milhares de servidores operados pela NordVPN segundo os parâmetros que escolher (país, funcionalidade especial, etc.).

Depois de rotear seu tráfego por meio de um dispositivo com a Meshnet, seu tráfego será criptografado como quando conectado a um servidor da NordVPN, mas em vez de obter um endereço IP de um servidor da NordVPN, você terá o endereço IP do dispositivo por meio do qual você está roteando o seu tráfego.

O que você precisa saber ao usar a Meshnet

Há algumas diferenças centrais que separam as conexões por meio da Meshnet das suas conexões tradicionais da NordVPN:

  • Dispositivos privados: A Meshnet abre novas e ilimitadas possibilidades de como você usa a NordVPN. Você pode configurar um servidor de casa ou do escritório para se conectar, você pode se conectar diretamente aos computadores da casa de seus pais, ou realizar vários outros tipos de usos. No entanto, lembre-se de que quando você se conecta a um dispositivo via Meshnet, você está se conectando a um dispositivo cujas especificações de desempenho e nível de segurança a NordVPN não pode garantir.
  • Consentimento mútuo: Adicionar um dispositivo a sua Meshnet requer o consentimento do usuário do dispositivo em questão. Uma vez que você tenha adicionado o dispositivo a sua Meshnet, você pode se conectar a ele a qualquer momento. No entanto, o usuário do dispositivo também pode retirar seu consentimento a qualquer momento.
  • Capacidades de roteamento: A Meshnet está disponível para Windows, MacOS, Android, iOS, e Linux, mas, até o momento, o tráfego só pode ser roteado através de dispositivos Windows e Linux. Estamos trabalhando para expandir essas capacidades.
  • Limites de dispositivos: Cada usuário pode adicionar 10 de seus próprios dispositivos a sua Meshnet e pode parear com até 50 outros dispositivos.

Os casos mais comuns de uso da Meshnet

A Meshnet pode desbloquear possibilidades inéditas para usuários com necessidades específicas em mente. Alguns dos casos mais comuns de uso vão depender de uma ou ambas as características centrais abaixo:

  • A Meshnet pode estabelecer redes de área local (LANs) com dispositivos remotos;
  • A Meshnet possibilita que você navegue usando o endereço IP de outros dispositivos de usuários da NordVPN.

Aqui estão apenas algumas das muitas maneiras de aproveitar isso:

1. Acesso remoto a arquivos

Quando a Meshnet estabelece uma conexão criptografada, os dispositivos conectados a ela podem se comunicar uns com os outros como se pertencessem à mesma rede local. Dependendo do seu dispositivo e sistema operacional, isso pode desbloquear todo tipo de funcionalidade de conectividade, incluindo o compartilhamento direto de arquivos. Se você estabelece uma conexão Meshnet entre seu laptop e o seu PC, e então configura o compartilhamento de arquivos, você pode acessar o seu hard drive doméstico de qualquer lugar.

2. Rede de pares criptografada

Com uma Meshnet mais populosa, uma equipe de colegas pode compartilhar arquivos entre os seus dispositivos remotamente para facilitar o trabalho contínuo de projetos.

3. Jogos em LAN

Alguns videogames permitem que os usuários estabeleçam conexões LAN entre os seus dispositivos em uma rede local. Isso possibilita que os jogadores façam competições privadas com seus amigos e, muitas vezes, com melhor conectividade. Uma conexão de rede Meshnet com seu próprio servidor pode ser usada como uma conexão LAN para criar uma partida divertida entre você e os seus amigos onde quer que estejam.

4. Acesso a endereços IP privados

Ao se conectar a um servidor NordVPN, você navega na web usando o endereço IP de um servidor que pode ser compartilhado por centenas de outras conexões. A Meshnet, por outro lado, permite que você use o endereço IP de qualquer dispositivo privado ao qual você se conecte. Isso disponibiliza funcionalidades privadas interessantes para você e os seus amigos.

Como usar a Meshnet

  1. Abra o aplicativo da NordVPN em seu dispositivo e habilite a Meshnet.
  2. Adicione os dispositivos aos quais você deseja se conectar enviando um convite aos outros usuários da NordVPN, ou habilitando a Meshnet em seus outros dispositivos.
  3. Acesse outros dispositivos ao selecionar o endereço IP ou o nome deles na tela de conexão do seu aplicativo NordVPN.

Para instruções mais detalhadas, leia nossas instruções para usuários da Meshnet.

A Meshnet está disponível nos aplicativos da NordVPN para Android, iOS, macOS, Windows e Linux.