Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

TCP vs. UDP: Comparando Protocolos

TCP e UDP são protocolos de transmissão de dados através da internet ou de redes locais, usados consoante o tipo de informação que pretendemos receber. Protocolos UDP são mais rápidos e simples, mas a retransmissão de pacotes de dados só é possível através de protocolos UDP.

TCP vs. UDP: Comparando Protocolos

Semelhanças entre TCP e UDP

Tanto o TCP como o UDP são utilizados para enviar bits de dados através da internet ou de uma rede, conhecidos como packets de dados.

Por outras palavras, quer envies um packet via TCP ou através de UDP, estás a transmitir um packet para um endereço de IP, a partir do teu computador, através de routers intermediários, até ao seu destino.

TCP

TCP, ou Transmission Control Protocol, é o protocolo mais utilizado habitualmente na internet. Qualquer página que carregues na internet, envia packets TCP para o endereço do servidor para requisitar a página para o teu computador.

O servidor, por sua vez, envia dados através de TCP para o teu computador, que são “reconstruídos” pelo navegador e apresentados em forma de frontend do site.

De cada vez que clicas num link, ou deixas um comentário em redes sociais, por exemplo, o teu navegador envia packets de TCP para um servidor, que responde não só com os dados requisitados, mas com uma mensagem de feedback para informar o teu navegador que a mensagem foi entregue corretamente.

É precisamente aqui que reside a vantagem do protocolo TCP. Imagina as SMS´s que envias a partir do teu telemóvel e, quando são entregues, enviam-te um relatório a dizer “mensagem entregue”.

A base é a mesma para o TCP, em que o próprio protocolo está preparado para entregar packets de dados de forma íntegra, mesmo com instabilidade de uma rede, caseira ou empresarial, ou da internet.

Mas caso a “mensagem” não seja entregue por algum motivo, ou seja parcialmente entregue, o servidor informará, através do protocolo TCP, que o teu navegador não conseguiu receber a mensagem, dependendo do factor que não permitiu ceder os packets de dados: Sem internet, 404, ou site indisponível, entre outras mensagens.

O TCP é, por isto, reconhecido pela sua fiabilidade, ao rastrear toda a informação transmitida, para que não haja perda ou corrupção de dados, mesmo com instabilidade da rede, dando feedback ao utilizador sobre a entrega ou não dos dados.

Como funciona o TCP

UDP

UDP refere-se a User Datagram Protocol – em que “datagrama” é a mesma coisa que um packet de informação. O protocolo UDP é em tudo igual ao TCP, com exceção para a verificação de erros e feedback do estado da transmissão dos dados.

Os dados transferidos através de UDP, são apenas enviados para o destinatário, sem qualquer tipo de verificação ou feedback. Por outras palavras, o remetente continua a enviar os packets de dados mesmo que haja instabilidade da rede.

A vantagem deste protocolo sem verificação, é que os dados são transmitidos mais rapidamente em ambos os sentidos, porque todo o feedback é posto de lado.

Se estás a receber dados através de UDP e falta alguma informação no packet, não há nada que possas fazer para garantir que os vais receber novamente e de forma integral.

O UDP é mais usado quando precisamos de rapidez de transferência de dados, porque entrega os dados de forma simples, sem qualquer análise de estado.

Como funciona o UDP

TCP ou UDP? Qual o melhor?

TCPUDP
CredibilidadeAltoBaixo
VelocidadeBaixoAlto
Método de transferênciaPacotes entregues em sequênciaPacotes entregues em fluxo
Deteção e correção de errosSimNão
Controlo de congestionamentoSimNão
ReconhecimentoSimApenas a verificação

Tudo depende do tipo de dados que pretendes enviar e entre que aparelhos ou redes. O TCP é a melhor opção quando queremos garantir que o envio de dados ocorre de forma íntegra sem erros, enquanto que o UDP permite enviar dados de forma mais rápida, sem quaisquer verificações de erros, o que o faz uma ótima escolha para livestreams ou jogos online.

Utilize a aplicação NordVPN para manter toda a sua atividade online em privado. Esta adiciona uma camada extra de proteção de identidade e segurança, através de conexões encriptadas.