Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Tudo que você precisa saber sobre Ethernet: o que é Ethernet e como ela funciona

Se você não sabe o que é ethernet ou quer ter mais informações sobre o assunto, você está no lugar certo. Aqui, vamos apresentar os principais conceitos, como funciona e quais as utilidades da ethernet.

Tudo que você precisa saber sobre Ethernet: o que é Ethernet e como ela funciona

O que é Ethernet?

Ethernet é uma tecnologia de redes que consegue agregar tecnologias adicionais em uma comunicação compartilhada através de um cabo para outros dispositivos em uma rede. Isto permite a expansão da rede, o que viabiliza a inclusão de outros dispositivos sem que seja necessário fazer alterações nos dispositivos previamente inseridos na rede.

Nós também podemos definir ethernet como um protocolo para conexões usado para gerenciar o modo como os dispositivos realizam a comunicação entre si em uma rede local (LAN – local area network, ou “rede de área local”).

Elas são mais frequentes em ambientes empresariais, porque são baseadas em um protocolo que torna mais fácil o fluxo de informações entre máquinas pertencentes a uma mesma rede LAN.

Ethernet também é um termo usado para designar os cabos de conexão usados nos aparelhos. Os cabos ethernet são usados em roteadores, modens e outros aparelhos para que eles possam distribuir a conexão para outros equipamentos.

Qual a diferença entre Ethernet e Internet?

Muitas pessoas podem fazer confusão entre os dois termos, mas Ethernet e Internet significam coisas diferentes.

Internet é a rede mundial de computadores, em termos amplos. São todas as pessoas conectadas no mundo inteiro, com redes que se comunicam entre si.

Através da internet, um usuário coreano consegue conversar com um estadunidense, por exemplo. É a internet que permite a comunicação global entre diferentes dispositivos e pessoas que trocam informações entre si.

A ethernet é especificamente uma tecnologia que serve para a conexão de redes locais, as redes de LAN, através de envio de pacotes de dados (ou informações).

A principal função da ethernet é realizar a conexão entre dispositivos em uma mesma rede através de fios, com os chamados cabos ethernet.

Então, para resumir, a principal diferença é que a internet é digital e global, enquanto que a ethernet é uma rede mais física e local.

Qual a utilidade da Ethernet?

Atualmente, a principal utilidade da ethernet é funcionar como a tecnologia LAN mais difundida globalmente, o que a torna compatível com uma série de dispositivos.

Há um motivo pelo qual seu dispositivo, como o seu computador, vir com uma entrada para cabo ethernet: é uma tecnologia extremamente difusa e relativamente simples.

O cabeamento de ethernet pode variar de 54 a 1518 bytes e, inicialmente, é definida para que todos os dispositivos da LAN recebam todos os pacotes de dados transmitidos dentro dela.

Tipos de Ethernet

Apesar de servir essencialmente ao mesmo propósito e ter a mesma estrutura, nós podemos dividir a ethernet em três variações principais, cada uma atendendo a necessidades específicas:

Switch ethernet

É a ethernet que realiza a conexão direta entre dois aparelhos em uma rede local (LAN), possibilitando a troca de informações entre as duas partes sem a necessidade de intermediação de um provedor externo.

A switch ethernet é muito usada por ambientes corporativos e empresas, principalmente por possibilitar a transferência de arquivos e dados entre os diferentes colaboradores e setores com mais agilidade e rapidez.

Gigabit ethernet

É a mais usada para transmissão de dados com mais velocidade, sendo a mais rápida de todas (o pico é de até 1gbps (um gigabit por segundo). Ela é usada inclusive em cabos de fibra óptica, por exemplo, e é recomendada para demandas de envio de arquivos mais pesados e fluxos de informação maiores.

Fast ethernet

Ela comporta transmissões de dados entre 10 a 100mbps (megabit por segundo), não sendo tão rápida quanto a gigabit ethernet, por exemplo. Ela também pode ser usada em cabos de fibra óptica e, para usuários com baixa demanda, é eficiente.

Vantagens e desvantagens da Ethernet

Com tecnologias mais atuais, como o Wi-Fi, pode parecer desnecessário ainda usar recursos como cabos ethernet. Só que mesmo estas tecnologias mais modernas apresentam interferências de sinal e perda de qualidade e velocidade causada, por exemplo, por uma grande quantidade de dispositivos conectados à mesma rede transmitida por um roteador.

A tecnologia ethernet, apesar de mais antiga, não apresenta esta perda. Com uma conexão física e direta por cabeamento, a velocidade é mais estável, o que significa um envio mais confiável de arquivos e dados.

Nós podemos destacar alguns prós e contras da tecnologia ethernet:

Vantagens

  • pros
    Estabilidade: com conexões por cabos, a ethernet não apresenta oscilações de velocidade e de sinal, o que fica visível nas conexões por fibra óptica, por exemplo;
  • pros
    Velocidade: mesmo que tecnologias de conectividade wireless com altas taxas de velocidade já existam, conexões ethernet possuem padrões de velocidade mais alto e, como citado anteriormente, mais estáveis e contínuos, sem perdas suscetíveis às conexões de Wi-Fi, por exemplo;
  • pros
    Segurança: as conexões com cabos ethernet também são mais seguras. Como elas funcionam apenas com os aparelhos conectados de modo físico, é mais simples monitorar estas conexões e observar falhas e vulnerabilidades. Havendo menos brechas e portas de entrada para hackers, por exemplo.

Desvantagens

  • cons
    Limitação ao hub: a tecnologia ethernet limita a possibilidade de inserir dispositivos à capacidade física e quantidade de entradas e saídas do hub, ou seja, ao aparelho central usado para a conexão;
  • cons
    Infraestrutura limitada: diferente de redes wireless, como conexões Wi-Fi, é preciso conectar todos os dispositivos por cabos, o que pode ser mais complexo para uma grande quantidade de dispositivos em uma mesma rede;
  • cons
    Limitação de velocidade: apesar de maior estabilidade em relação às conexões Wi-Fi, se uma grande quantidade de usuários compartilha da mesma rede ethernet, a velocidade fica “dissipada” entre eles, o que pode gerar problemas de desempenho para usuários, gerando os chamados “nós” na rede.

Ethernet versus Wi-Fi

Você pode estar em dúvida se vale mais a pena usar uma rede Wi-Fi ou uma rede por cabos ethernet. É importante lembrar que uma tecnologia não exclui a outra: muitos roteadores e modens que transmitem sinal Wi-Fi possuem suporte para cabos ethernet e você pode ou se conectar usando o sinal de Wi-Fi ou diretamente por cabo.

As redes Wi-Fi são mais versáteis e possuem menos limitações de infraestrutura. Elas são ótimas para permitir acesso em todos os lugares da casa, como finalizar um trabalho usando seu notebook na cama ou com seu smartphone na palma da mão.

E, principalmente para desktops, as redes de ethernet são ótimas para oferecer mais estabilidade na conexão e melhor taxa de velocidade. Mas elas exigem um esforço bem maior na configuração e, se você não tiver sorte, poderá encontrar mensagens de erro como ‘Ethernet não tem uma configuração de IP válida‘ ou outros problemas que exigem mais conhecimento técnico.

Não existe um perdedor nesta luta e você pode usar os dois recursos em conjunto para potencializar sua experiência com a internet, usando cada uma delas de acordo com suas necessidades e com as melhores vantagens que elas apresentam.

Motivos para usar uma VPN para sua conexão Ethernet

Mesmo sendo mais seguras e menos vulneráveis que as conexões Wi-Fi, por exemplo, as conexões de ethernet não são totalmente seguras.

Então, todos os recursos disponíveis para melhorar sua proteção digital devem ser usados também nelas. E um destes recursos são as ferramentas de VPN.

Uma boa VPN, como a NordVPN, ajuda a criptografar sua conexão, tornando-a menos vulnerável a ataques de hackers. Além disso, com a NordVPN, você conta também com a funcionalidade de Proteção contra Ameaças, que é capaz de bloquear o download de arquivos maliciosos que contenham malware que podem ser usados para infectar internamente suas conexões.

Com uma boa VPN de qualidade configurada diretamente no roteador, por exemplo, você protege seus dispositivos conectados tanto por Wi-Fi quanto pelos cabos ethernet, simultaneamente.

Sua segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a VPN líder a nível mundial