Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Um guia simples sobre como mudar a senha do seu Wi-Fi

Se você nunca alterou as configurações do seu roteador, é provável que ele tenha uma senha muito longa e difícil de lembrar, sendo uma senha padrão definida pelo fabricante, ela pode ser identificada por hackers, deixando sua rede comprometida. Aqui, vamos te ensinar a mudar a senha do seu roteador e a senha da sua conexão Wi-Fi para algo seguro e mais fácil de você se lembrar.

Um guia simples sobre como mudar a senha do seu Wi-Fi

Senha do Wi-Fi e senha do roteador: quais as diferenças?

Antes de mudar as configurações do seu Wi-Fi, é importante saber a diferença entre o nome e a senha da sua rede de Wi-Fi e o nome e a senha do seu roteador.

O nome da sua rede de Wi-fi (também conhecido pela sigla SSID) é o nome que você visualiza ao se conectar com sua rede de Wi-Fi.

Por padrão, o nome da rede vem configurado como um grupo de letras e números aleatórios dados pelo fabricante. Você pode encontrar este nome padrão na parte de baixo ou na parte de trás do seu roteador. É possível alterar e personalizar o nome da sua rede Wi-Fi.

Mas, para mudar o nome e a senha da sua rede Wi-Fi, primeiro você precisa encontrar o nome de login e a senha do seu roteador. Geralmente, o nome e a senha do seu roteador são pré-configurados pelo fabricante.

Mas eles podem e devem ser alterados para melhorar a segurança da sua rede. Agora, vamos aprender a fazer isso.

Como mudar a senha e o nome da sua rede Wi-Fi?

Para mudar a senha e o nome da sua rede de Wi-Fi, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a interface web do seu roteador: para fazer isto, primeiro você precisa saber o IP do seu roteador (veja nosso guia sobre como descobrir o IP do roteador para dispositivos macOS, Windows, iOS e Android).
  2. Depois, digite o IP do seu roteador na barra de endereço do seu navegador.
  3. Agora você já deve ter entrado na interface do seu roteador. Procure por Settings e depois Wireless, Wi-Fi ou Connection.
  4. Encontre uma aba escrita SSID ou Network name. As opções podem variar dependendo do seu roteador, mas elas significam a mesma coisa: o nome do seu Wi-Fi. Clique nele para mudar o nome e a senha da sua rede.

Você pode conferir nosso artigo com várias dicas sobre como criar senhas fortes para dificultar invasões à sua rede.

Como mudar a senha do seu roteador?

A maioria dos roteadores já vêm com nomes de login e senhas pré-definidos pelos fabricantes, o que pode comprometer a segurança da sua rede como um todo.

Mas, antes de mudar a senha do seu roteador, você precisa encontrar os detalhes de login. Se você não tiver mudado a senha antes, você pode encontrar estas informações na parte de trás ou na parte inferior do seu roteador, no manual do seu aparelho ou neste website.

Cada fabricante pode ter interfaces diferentes para as configurações do roteador, o que influencia nos passos para mudar a senha do seu aparelho. Mas, em geral, você pode seguir estes passos independente do modelo do seu equipamento:

  1. Abra seu navegador e insira o endereço IP do seu roteador na barra de endereço do seu navegador para acessar a interface do seu roteador;
  2. Insira as credenciais de login padrão do seu roteador; se você já tiver mudado estes dados e não conseguir se lembrar deles, você terá que resetar seu roteador para as configurações padrão. Isto vai apagar todas as configurações posteriores como, por exemplo, configurações de port forwarding ou configurações de uma VPN.
  3. Clique em Advanced ou em Settings;
  4. Clique em Set Password;
  5. Insira sua senha antiga e depois sua senha nova. Então, confirme e selecione Apply.

Pronto, agora a senha do seu roteador foi reconfigurada.

Como tornar seu roteador e sua rede ainda mais seguros?

Depois de alterar o nome da sua rede Wi-Fi e a senha do seu roteador, a segurança da sua conexão já está definitivamente melhor. Mas é sempre bom melhorar sua segurança, então vale a pena tomar alguns outros passos para proteger seu Wi-Fi:

  • Configure uma VPN no seu roteador para criptografar o fluxo de dados da sua rede e proteger todos os dispositivos conectados a ela. Confira aqui nosso guia sobre como instalar uma VPN no roteador;
  • Não transmita seu SSID, porque um SSID facilmente visível significa que pessoas com más intenções podem tentar se conectar à sua rede, e isto também pode revelar sua localização;
  • Expulse estranhos da sua rede Wi-Fi, intrusos são mais comuns do que você imagina e é provável que alguém esteja roubando seu Wi-Fi, prejudicando o desempenho da sua rede e o sigilo das suas atividades e informações;
  • Desative o UPnP, desabilitar o UPnP (que fica ativo na maioria dos roteadores) é essencial porque ele pode abrir brechas que criam vulnerabilidades na sua segurança cibernética.

Seguir estas dicas e trocar a senha da sua rede com certa frequência vão te ajudar a melhorar significativamente a integridade da sua rede e, consequentemente, dos seus dados e atividades online.

Sua segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a VPN líder a nível mundial