Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

O que é bloatware e como removê-lo

Quando você compra um novo dispositivo, você espera um aparelho em perfeito estado e totalmente funcional. Mas, infelizmente, este nem sempre é o caso. Muitos dispositivos podem vir com bloatware pré-instalado, o que reduz o desempenho deles, causando violações e riscos à sua privacidade. Aqui, você vai saber o que é bloatware e como removê-lo em dispositivos Windows, Mac, Android e iOS.

O que é bloatware e como removê-lo

O que é bloatware?

Definição de bloatware

Bloatware (ou “bloat software”, que significa “programa inchado” em uma tradução livre) é um tipo de programa que não é útil ao usuário, acabando por apenas ocupar espaço no sistema e, consequentemente, levar a uma perda de desempenho.

Além de sua inutilidade, esses programas também podem prejudicar sua privacidade e a integridade de outros programas, porque podem vir acompanhados de outros tipos de malware mais agressivos e perigosos.

Bloatwares são perigosos?

Nem todo bloatware é perigoso, mas todos eles são indesejáveis e essencialmente inúteis. Alguns apenas ocupam muito espaço, outros prejudicam a funcionalidade do seu dispositivo, e mesmo aqueles que possuem alguma função podem ser substituídos por programas melhores, mais eficientes e mais leves.

Se há muitos programas deste tipo instalados no seu dispositivo, ele terá uma perda significativa de desempenho. Como a maioria deles funciona em segundo plano, consomem muita memória RAM, prejudicando outras atividades essenciais.

Eles também podem conter programas e recursos ocultos, instalados secretamente junto com o programa principal. Estas são formas mais perigosas de bloatware porque vêm acompanhadas de adware ou malware.

Como identificar um bloatware?

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a identificar se um programa é um bloatware:

  • Perda de desempenho: se seu dispositivo perde desempenho de maneira significativa (mesmo tendo uma boa configuração de hardware) depois de instalar determinado programa, há muitas chances de ele ser um bloatware;
  • Dificuldade de desinstalar: se um programa é difícil de remover e persiste no sistema, ele tem grande chance de ser um bloatware;
  • Programa desconhecido: se um app ou programa estranhos aparecem no seu dispositivo, com quase total certeza trata-se de um bloatware;
  • Ofertas insistentes: outro indício de bloatware é se o programa exibir muitas propagandas intrusivas oferecendo um serviço pago mais eficiente ou outros produtos, não como uma oferta normal, mas de maneira repetitiva e forçada;
  • Pop-ups irritantes no navegador: se seu navegador começar a te direcionar para websites estranhos, alterar sua página inicial, abrir abas sozinho ou interromper sua navegação, há grandes chances de seu dispositivo ter um bloatware instalado;
  • Programa sem utilidade: se um programa não oferece nenhuma funcionalidade ou utilidade reais, então é um bloatware e é totalmente dispensável.

Se você percebe um ou mais dos sinais descritos acima, então você vai conseguir identificar um bloatware agindo no seu sistema.

Como desativar um bloatware?

Agora que você já sabe o que é um bloatware, como estes programas funcionam, quais os sinais de que eles estão instalados na sua máquina, quais os riscos que eles oferecem ao seu sistema e à sua privacidade, chegou a hora de aprender a desativar e remover estes programas.

Há muito bloatware voltado ao sistema operacional Windows 10. Mas as empresas que montam os computadores são um grande fator que influencia na quantidade deste tipo de programa, tanto quanto o próprio sistema operacional em si.

Asus e Acer, por exemplo, são empresas que montam computadores instalando menos bloatware do que marcas como Sony e Toshiba. Há também os computadores montados pela própria Microsoft, que não vêm com este tipo de programa.

O site ShouldIRemoveIT disponibiliza informações sobre bloatware. Você pode usá-lo para consultar e saber se determinado programa deve ser removido.

Aqui, separamos instruções para remover bloatware nos principais sistemas operacionais.

Come remover bloatware?

Como remover bloatware em sistemas Windows

Para remover estes programas nos sistemas da Microsoft (incluindo o Windows 10 e 11), você pode fazer a desinstalação regular, ou seja, remover o programa manualmente no gerenciamento de programas do Windows.

1. Vá até o Painel de Controle.

2. Vá até Programas.

como remover bloatware windows: passo nº1

3. Clique em Desinstalar Programas.

como remover bloatware windows: passo nº2

4. Selecione o programa desejado e clique em Desinstalar, depois confirme a exclusão do programa.

como remover bloatware windows: passo nº3

Outra forma é usar o PowerShell para programas mais difíceis de remover:

1. Digite powershell na barra de pesquisas do Windows.

2. Selecione Windows PowerShell e execute o programa como administrador.

3. Digite Get-AppxPackage para ver a lista de programas no seu computador.

4. Use o comando DISM (junto com o nome do programa) para excluir o programa.

Outra forma é usar a ferramenta Refresh (ou restauração de sistema). Fazer a restauração do sistema para um ponto anterior ao da instalação dos programas ajuda a remover bloatware, mas é preciso tomar cuidado porque ele também elimina tudo o que tiver sido instalado depois do ponto de recuperação, mas ainda há o risco de só remover a instalação central do bloatware, e não todos os demais componentes nativos dele.

Como remover bloatware no MacOS

Equipamentos Mac são menos atingidos por bloatware em comparação com computadores Windows. Mesmo assim, é possível remover alguns aplicativos indesejáveis que já vêm com seu Mac.

Você pode arrastar os programas indesejados para a lixeira, mas isto não exclui os programas completamente, já que isso exige prerrogativas de um usuário administrador.

Um modo fácil de fazer a remoção é:

1. Vá até o folder Aplicativos.

2. Clique em Informações.

3. Clique em Compartilhamento e Permissões e insira sua senha de admin.

4. Ative o privilégio de Leitura e Gravação para todos os usuários, o que vai te permitir excluir o programa indesejado.

É preciso ter cuidado com o tipo de aplicativo que você vai excluir, já que muitos deles são essenciais para o bom funcionamento do sistema do seu Mac e a remoção pode gerar problemas.

Como remover bloatware no Android

A exclusão de bloatware no Android é bem simples:

1. Clique em Configurações (ou Ajustes).

como remover bloatware android: passo nº1

2. Depois, deslize a tela e clique em Aplicativos.

como remover bloatware android: passo nº2

3. Selecione o app que você deseja excluir.

como remover bloatware android: passo nº3

4. Clique em Desinstalar.

como remover bloatware android: passo nº4

5. Confirme a remoção do aplicativo.

como remover bloatware android: passo nº5

6. Pronto! O app foi removido. Você pode conferir a lista de aplicativos para verificar que ele não está mais no seu dispositivo.

Para usuários mais experientes, fazer o processo de rooting pode ser válido para remover programas mais persistentes, já que garante ao usuário controle total sobre o dispositivo com sistema Android.

Mas é preciso levar em conta que os fabricantes não recomendam isto e que a garantia para muitos aparelhos é removida se o usuário fizer isto. De todo modo, não é a opção mais recomendável.

Como remover bloatware no iOS

Para remover bloatware no seu dispositivo da Apple, faça o seguinte:

1. Vá até Configurações.

2. Clique em Gerais.

3. Escolha a opção Armazenamento.

4. Selecione o app que você quer apagar e clique no ícone X.

5. Clique em Deletar App (ou Excluir App) e confirme.

6. Pronto! O aplicativo foi removido do seu iOS.

Desabilitar o aplicativo faz com que ele não consuma recursos do seu aparelho, mas ele continua instalado; a opção de remoção exclui o aplicativo por completo. É importante lembrar que usuários de dispositivos iOS com jailbreak podem ter opções adicionais para remover bloatware, apesar de o processo de jailbreking não ser recomendado por conta de riscos à sua privacidade, segurança e garantia do dispositivo.

Dicas de segurança e privacidade

Manter sua proteção contra malware sempre ativa, além de um bom firewall são passos fundamentais. Outras dicas importantes para evitar bloatware incluem verificar a integridade dos programas que você baixa, prestar atenção para ofertas e programas secundários oferecidos durante certas instalações, e usar a funcionalidade exclusiva da NordVPN de Proteção contra Ameaças, que bloqueia o download de qualquer arquivo que tenha malware e, assim, previne infecções em seus dispositivos (entenda as diferenças entre antivírus vs VPN).

Não instale programas sem ter certeza sobre a integridade deles, e tome cuidado com as fontes pelas quais você faz seus downloads.

Além disso, ter uma boa VPN (confira aqui o que é VPN e como ela funciona) ajuda a melhorar sua privacidade e a segurança do seu dispositivo, não importando qual seja, já que há opções de VPN para Windows, Android, iPhone e outros dispositivos.

Com critérios e cuidados adequados, suas chances de ter dores de cabeça com bloatware vão diminuir consideravelmente.

Sua segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a VPN líder a nível mundial