Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

É seguro usar o Wi-Fi do hotel? Não, e aqui está o motivo

O Wi-Fi é indispensável quando você viaja e não quer ter que pagar taxas extras para provedores de dados de internet móvel. Mas você tem certeza que os pontos de wireless fornecidos onde você se hospeda são seguros para se usar? Ao usar uma conexão Wi-Fi desprotegida, você pode expor seus detalhes bancários ou ter sua identidade roubada por criminosos cibernéticos.

É seguro usar o Wi-Fi do hotel? Não, e aqui está o motivo

O preço que você paga por usar o Wi-Fi público

Apesar de o Wi-Fi ser ótimo para você se conectar enquanto aproveita um espresso duplo no seu café favorito, isto se transforma em uma necessidade vital quando você viaja para outros países, seja a trabalho ou por lazer. Na verdade, muitos viajantes consideram o acesso a conexões rápidas de wireless como algo mais importante que o próprio serviço de quarto, um bom café da manhã ou a localização do hotel.

Não é surpresa que quase todos os hotéis hoje, forneçam acesso Wi-Fi aos seus hóspedes. Só que, pela comodidade de usar internet de graça ao tomar banho de sol perto da piscina do hotel, há um preço que você paga por isso: sua segurança.

Segurança no Wi-Fi do Hotel, isso existe mesmo?

O nível de segurança do Wi-Fi de um hotel é bastante fraco, e a razão por trás disto é muito simples: a função do seu hotel é oferecer conveniência e conforto, e não segurança cibernética. Então, em geral, os hotéis não se esforçam muito em relação à proteção da rede usada por seus hóspedes.

Em alguns casos, antes de usar o Wi-Fi do hotel, você vai precisar inserir o número do seu quarto e uma senha criada especialmente para o seu quarto. E, muitas vezes, a maior parte da segurança da rede depende de uma senha fraca, que é quase o mesmo que não exigir senha nenhuma. Alguns hotéis nem exigem senhas ou processos de autorização, permitindo que qualquer um use a rede.

A falta de proteções simples e de criptografia apropriada dos dados, junto com um grande número de vítimas em potencial, é precisamente o que torna as redes wireless atrativas para ataques cibernéticos, roubo de identidade e espionagem sobre dados.

A maior ameaça à sua privacidade é a possibilidade de um criminoso cibernético entrar como intermediário entre seu dispositivo e o ponto de conexão. Neste caso, qualquer informação que você enviar ou receber na internet vai passar pelo hacker.

Pessoas mal intencionadas, como o infame grupo DarkHotel, também adoram usar estas conexões Wi-Fi desprotegidas para disseminar malware (vírus). O grupo mencionado tem sido bem-sucedido em atacar viajantes há mais de uma década. Ao usar Wi-Fi em hotéis de luxo ao redor do mundo, os hackers distribuem arquivos contaminados por e-mails de phishing, criados individualmente para cada vítima e projetados para serem altamente convincentes.

Então, basicamente, cada vez que você se conecta a uma rede wireless desprotegida, você coloca seus dados privados em risco de serem expostos. Se um criminoso cibernético estiver conectado no Wi-Fi do seu hotel, ele pode usar uma variedade de técnicas para invadir sua privacidade. Este artigo lista os métodos mais comuns de ataques hackers e explica como esses criminosos usam cada um deles para espionar a vítima e, além disso, roubar dados de identidade e outras informações sensíveis de pessoas e empresas. Recomendo fortemente a leitura deste artigo.

É seguro fazer operações bancárias usando o Wi-Fi do hotel?

Não, definitivamente não. Se você se conectar a uma rede Wi-Fi desprotegida, cada passo que você der online pode ser monitorado por terceiros (inclusive hackers). Como consequência, qualquer um que conseguir interceptar uma conexão Wi-Fi desprotegida do hotel vai poder espionar suas senhas, credenciais de login, informações bancárias e outros dados privados.

Ter seus dados roubados não parece nada com as férias dos seus sonhos. Então, nem pense em checar sua conta bancária no Wi-Fi do hotel, a menos que você use ferramentas confiáveis de criptografia para proteger suas informações.

Experimente a NordVPN, ela torna o Wi-Fi público seguro ao criptografar seu tráfego de dados.

Assine a NordVPN

Os hotéis monitoram as redes Wi-Fi?

É difícil dizer se os hotéis monitoram suas redes ou não, mas uma coisa é clara: dá para fazer isto. Como você pode perceber, os servidores de hotel não são tão diferentes assim, como qualquer outro servidor, eles mantêm registros dos dados e das transações feitas por seus usuários. Os dados do seu navegador (os endereços de IP com os quais você entra em contato, horários de login/logout, o tempo que você passa em um website, etc.) ficam armazenados e, assim, disponíveis para serem acessados.

Enquanto os gestores do hotel no qual você está geralmente não possam visualizar suas comunicações, até eles podem ver quais websites você visita e quanto tempo você passa na internet. Isto não parece nada privativo, não é?

Tem como manter a segurança no Wi-Fi do seu hotel?

Como a segurança nas redes Wi-Fi é algo praticamente inexistente, cabe a você se proteger contra qualquer possibilidade de roubo de dados e espionagem. Aqui estão algumas dicas:

manter a segurança no Wi-Fi do seu hotel
  • Tome cuidado com riscos em potencial: se a rede ficar desprotegida, há muitas chances de criminosos cibernéticos estarem atentos para roubar seus dados privados.
  • Evite logar no seu trabalho ou em contas bancárias: use seus dados móveis para fazer transações financeiras, ao invés de redes Wi-Fi do hotel ou outras redes públicas. Pode ser mais caro, mas é mais seguro para seu dinheiro.
  • Nunca entre em uma nova rede sem tomar cuidados: hackers podem criar hotspots, ou seja, pontos falsos de conexão para enganar usuários fazendo-os pensar que a conexão é legítima. Se você perceber duas redes Wi-Fi com nomes parecidos, pergunte à equipe do hotel qual delas é real.
  • Habilite seu firewall: fique fora de problemas caso alguém ataque a rede do hotel onde você está. Um firewall confiável oferece uma defesa forte de gateway, que significa que será muito mais difícil para criminosos invadirem seu sistema.
  • Criptografe seus dados: use e abuse da tecnologia das VPNs. Para quem é novo no assunto e não sabe o que é VPN, elas são ferramentas de criptografia que podem ser usadas por qualquer um. A sigla significa Virtual Private Network (rede virtual privada), uma tecnologia que ajuda a te proteger em redes wireless mais vulneráveis. Isto é feito de dois modos: ocultando seu endereço de IP e criptografando suas comunicações online. Assim que estiverem protegidos, ninguém poderá monitorar sua atividade online.

Como uma VPN pode proteger meus dados em um Wi-Fi de hotel?

Na verdade, a proteção de uma VPN vai muito além de te proteger em um Wi-Fi desprotegido. Se você tem uma VPN habilitada, você pode navegar com segurança em uma rede pública ou em qualquer outro tipo de rede.

Uma VPN cria um túnel virtual criptografado entre seu dispositivo e um servidor remoto de VPN. Este servidor age como um intermediário entre a internet como um todo e seu sistema: o website interage com o servidor VPN e o servidor se comunica com seu dispositivo. Já que esta interação é criptografada, ninguém pode ver que website você está visitando ou quais informações você compartilha online. Tudo que podem visualizar é que você está usando uma VPN, e só isso.

Este é o motivo de você precisar de uma VPN ao viajar

É quase certo que o hotel onde você está usa uma conexão aberta de Wi-Fi, te deixa extremamente vulnerável à espionagem e roubos de dados enquanto você a utiliza. Contudo, um serviço confiável de VPN pode te salvar quando você não quiser usar seus dados móveis, mas também não quer expor suas informações privadas. Mas você sabe que uma VPN pode te dar mais do que segurança, certo?

Aqui está o que você pode fazer quando tiver o app da NordVPN no seu dispositivo:

precisar de uma VPN ao viajar
  • Proteger todos os seus dispositivos: a NordVPN te permite conectar até 10 dispositivos em uma única conta.
  • Assistir seus programas favoritos: mesmo em um quarto de hotel, é simples definir sua localização para servidores do mundo inteiro e aproveitar o conteúdo digital como se você estivesse em casa.
  • Aproveitar a liberdade da internet: enquanto que alguns países restringem o acesso a vários websites, outros excluem redes sociais inteiras, como Facebook e Twitter. Por sorte, com uma VPN, você pode burlar estas restrições e manter o acesso aos websites e serviços que você quer acessar, não importa onde você estiver no mundo.
  • Bloquear propagandas irritantes: isto é muito útil tanto em casa quanto fora. Ninguém gosta de anúncios chatos, e a ferramenta Proteção contra Vírus e Ameaças da NordVPN te ajuda a diminuí-los. Além disso, ela vai te manter a salvo de malware (vírus) e outras ameaças que são muito comuns, principalmente em redes públicas.
  • Mudar sua localização em um segundo: você pode escolher várias localizações virtualmente e aparecer em qualquer lugar simplesmente clicando em um ponto no mapa ou no nome de um país em uma lista. Para qualquer pessoa que tentar te rastrear, vai parecer que sua conexão vem do país que você escolheu.
  • Navegar com segurança no Wi-Fi do seu hotel: não só no seu hotel, mas em qualquer lugar; a NordVPN protege o tráfego da sua internet com criptografia de nível militar, te protegendo contra hackers e monitoramento. Até mesmo o supercomputador mais avançado levaria bilhões de anos para quebrar uma segurança deste nível.

O que muitos usuários gostam em relação à NordVPN é a segurança robusta que vem na forma de um app simples e funcional, que pode ser baixado para seu smartphone, computador, tablet ou até mesmo configurado diretamente no roteador. Se você ainda não tem nosso aplicativo, baixe-o e faça um teste VPN agora mesmo, todos os planos são amparados por um prazo de garantia de 30 dias, e nós devolvemos seu dinheiro se você ficar insatisfeito(a); então, você tem muito tempo para verificar se nosso serviço atende suas expectativas.

Aproveite suas férias sem dores de cabeça, proteja seus dispositivos com a criptografia da NordVPN, além da garantia de satisfação com nosso serviço ou seu dinheiro de volta dentro de um prazo de 30 dias!