Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Como Instalar Uma VPN no Roteador?

Com uma VPN (Virtual Private Network) instalada em seu roteador, você pode usufruir de todas as funcionalidades da VPN sem precisar configurá-la em cada aparelho que for usar. Neste artigo, ensinamos como colocar VPN no roteador e proteger todos os dispositivos da sua rede.

Como Instalar Uma VPN no Roteador?

Como uma VPN funciona no seu roteador?

Ao ser instalado em um roteador, um aplicativo VPN protege todo o tráfego de dados de todos os dispositivos conectados na rede sem fio transmitida pelo equipamento, ao invés de beneficiar apenas o dispositivo no qual o aplicativo é instalado individualmente. Isso pode ser essencial para residências com múltiplos dispositivos ou eventos de LAN party.

VPN no Roteador

Seu desktop, seu notebook, smartphones, tablets, Smart TV e sua IPTV serão beneficiados pelas funcionalidades dessas ferramentas, garantindo a integridade e o bom funcionamento da sua rede como um todo.

Antes de fazer o procedimento, é interessante saber mais sobre os prós e contras de instalar um VPN no roteador.

Proteja seu roteador e melhore sua privacidade com uma VPN.

Baixe a NordVPN para seu roteador

Como configurar uma VPN no roteador?

Para instalar uma VPN em seu roteador, primeiro você precisa escolher e baixar um aplicativo VPN compatível com conexões pelo roteador. As exigências e configurações podem variar de acordo com cada roteador, mas há um procedimento básico, como informado a seguir.

1. Faça login no seu roteador

Procure informações sobre como acessar as configurações do seu equipamento (geralmente, elas são fornecidas no manual do produto ou no site do fabricante) e, ao acessá-las, faça login na interface de configurações do seu roteador.

Em geral, você consegue esse acesso digitando o endereço IP do seu roteador na barra do seu navegador e também é uma ótima oportunidade de alterar a senha do seu roteador, que em geral é definida pelos padrões de fábrica (muitos hackers conseguem invadir redes usando essas senhas padronizadas). Caso não saiba seu endereço IP, veja como descobrir o IP do roteador em nosso guia.

2. Configure seu equipamento

Depois de fazer login nas configurações do seu roteador, você vai fazer as alterações para definir sua VPN. Muitos roteadores, como os modelos fabricados pela Asus, já vêm com funcionalidades de VPN integradas, o que facilita muito a sua vida.

Outros aparelhos vão exigir alterações manuais, e você pode conferir diferentes tutoriais para modelos variados de roteadores clicando aqui.

Para acessar a NordVPN, você deverá introduzir os dados do seu servidor NordVPN, como usuário e senha, assim que chegar às opções de VPN do seu roteador. Depois disso, bastará baixar os arquivos de configuração do OpenVPN próprios do servidor usado e instalá-los ao fazer upload deles na guia de configuração de VPN do seu roteador.

A seguir, você deve acessar a seção WAN das configurações do roteador e colocar os servidores DNS da VPN. Para a NordVPN, os servidores costumam ser 103.86.96.100 e 103.8699.100.

3. Faça os testes de conectividade

Depois de completar esses procedimentos e configurar a VPN no roteador, faça os testes para ter certeza de que a conexão está funcionando e de que todos os seus dispositivos integrados estão acessando normalmente a internet.

Se você quiser alterar qualquer aspecto das configurações do seu aplicativo, você vai ter que fazer isso por meio das opções do roteador, ao invés de gerenciá-las por meio da interface da própria VPN, como ocorre quando você instala esses aplicativos em seus dispositivos móveis, ou no seu computador, por exemplo.

Então, é muito importante pensar bem sobre as definições que você vai colocar e quais as opções que você vai escolher logo ao configurar o roteador.

como configurar uma VPN no roteador

Prós e contras de uma VPN para roteador

Antes de fazer o procedimento, é interessante saber mais sobre os prós e contras de instalar uma VPN no roteador.

Prós

  • pros
    Segurança e privacidade constantes:

    Ao configurar uma VPN no próprio roteador, você pode manter as funções do aplicativo de forma contínua, sem precisar ativar seus utilitários cada vez que se conectar com a internet. Enquanto o roteador estiver em funcionamento, todas as vantagens da sua VPN também estarão ativas, como a criptografia dos seus dados de navegação e a possibilidade de alterar seu endereço IP.

  • pros
    Dinamismo para todos os equipamentos:

    Ao invés de ter que configurar cada novo dispositivo de modo individual, cada novo equipamento que fizer login na sua rede transmitida pelo roteador estará protegido automaticamente. Essa é uma verdadeira mão na roda, facilitando muito sua vida.

  • pros
    Proteção a equipamentos nos quais não é possível instalar esses aplicativos:

    Mesmo que um dispositivo não comporte um aplicativo VPN, é possível protegê-lo ao configurar o servidor diretamente no seu roteador. Por exemplo: não dá para instalar uma VPN na Apple TV, mas é possível protegê-la com uma conexão transmitida por um aparelho roteador configurado com uma VPN.

Instale a NordVPN em seu roteador. Proteja sua conexão com a VPN líder mundial.

Assine a NordVPN

Contras

  • cons
    Maior dificuldade de alterar as configurações da VPN:

    Não há uma interface de usuário no roteador, só alguns botões com funcionalidades simples. Então, sempre que você quiser alterar algumas opções do seu aplicativo VPN (como seu endereço de IP, por exemplo), você vai precisar alterar essas configurações diretamente no roteador, e não por meio do aplicativo (como aconteceria se você instalasse o app em um smartphone, individualmente, por exemplo).

  • cons
    A configuração e a capacidade de criptografia do seu aplicativo vão depender diretamente do seu roteador:

    VPNs possuem diferentes protocolos de criptografia, mas muitos roteadores possuem uma capacidade de criptografia inferior à capacidade da sua VPN, o que faz com que nem todo o potencial de segurança seja aproveitado. Dependendo do equipamento, o desempenho da VPN pode ser diretamente afetado.

  • cons
    O tráfego entre os dispositivos e o roteador não é seguro:

    Já que é o roteador que faz a criptografia, os dados que fluem dos dispositivos para os roteadores não são protegidos; mas, se sua rede está em boas condições de segurança e não estão configurados para conectar automaticamente com outras redes potencialmente perigosas, não há muito problema nisso.

  • cons
    Bloqueio de algumas conexões:

    As conexões não autorizadas são bloqueadas pela VPN, o que pode prejudicar equipamentos menos sofisticados, como equipamentos para monitorar seus filhos ou algumas funções remotas de eletrodomésticos e aparelhos diversos que, ao tentar fazer a conexão Wi-Fi por meio do seu roteador, não vão conseguir se conectar e desempenhar suas funções de modo apropriado. Isso pode ser uma dor de cabeça.

Tipos de roteadores com VPN

As instruções acima foram pensadas para a configuração de uma VPN num roteador compatível, mas também é possível adquirir um roteador especial que já tem uma VPN pré-configurada ou modificar manualmente seu roteador.

Em suma, há três possibilidades de roteadores para VPN.

  1. Roteadores compatíveis com VPN: são aqueles que permitem a instalação de uma VPN diretamente dos ajustes das configurações, o que pode ser feito no computador ou em dispositivos móveis.
  2. Roteadores VPN pré-configurados: são aqueles que já vêm com uma VPN instalada de fábrica. Com eles, é possível proteger sua conexão com uma VPN sem precisar fazer nenhuma configuração adicional.
  3. Roteadores VPN modificados manualmente: são aqueles que não possuem uma opção integrada de instalar uma VPN. Nesse caso, é necessário modificar o firmware do aparelho, do contrário não há como colocar uma VPN no roteador.

Algumas dicas adicionais

  • Configure dois roteadores separadamente: um, com uma VPN configurada, e outro, sem essa configuração, permitindo criar uma rede protegida para todos os dispositivos, com as configurações pré-definidas, e outro apenas para transmitir outra rede, mas com dispositivos que possam configurar seus próprios aplicativos VPN de modo individual, pelas interfaces desses próprios provedores.
  • Salve a página de configuração do roteador nos favoritos: conectar-se ao roteador para fazer alterações pode ser inconveniente, especialmente se você não lembra o endereço de IP que deve usar. Ao guardar a página nos favoritos, o processo se torna bem menos tedioso.
  • Crie uma rede específica para visitantes: você pode configurar uma VPN no roteador para criar uma rede exclusiva para amigos e visitas, e deixar outra rede, em outro roteador, para o seu acesso pessoal. Isso vai dar mais dinamismo para a sua conexão se, por exemplo, você precisar alterar seu endereço IP com frequência.
  • Evite coberturas duplas desnecessárias: ao ativar uma VPN em seu celular enquanto acessa a rede do seu roteador com uma VPN, você cria uma dupla camada de VPN que pode causar lentidão e instabilidade.

Proteja seu roteador e melhore sua privacidade com uma VPN.

Instale a NordVPN em seu roteador