Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Android vs iOS: qual é mais seguro e porquê?

Android vs iOS: colocámos os dois sistemas operativos num frente a frente para descobrir qual é mais seguro e porquê. Os dois fazem parte do nosso quotidiano, mas todo o cuidado é pouco porque os hackers e os cibercriminosos também são parte integrante deste dia a dia.

Android vs iOS: qual é mais seguro e porquê?

Se prezas a segurança do teu smartphone, os teus dados pessoais, ou as tuas contas bancárias, continua a ler para saberes quais foram os resultados dos nossos exigentes testes. Colocámos Android vs iOS à prova para determinar quais as razões que trazem segurança ou vulnerabilidades a ambos os sistemas operativos.

Segurança dos marketplaces

Android smartphone

A Play Store domina de longe o mercado das apps, havendo um número bastante superior de aplicações na loja da Google, comparativamente com a App Store. Seguindo a mesma linha, tem em conta que há muito mais hipótese de instalares uma app maliciosa através da Play Store.

A Google defende-se ao dizer que introduziu mudanças significativas para evitar a entrada de malware na sua loja, mas de acordo com especialistas em Android, a Play Store ainda contém um número bastante elevado de apps perigosas que podem colocar em perigo o teu smartphone ou tablet.

Ainda de acordo com estes especialistas é frequente encontrar apps bem classificadas no ranking, com milhares de downloads, que contêm malware.

No round dos Marketplaces, a vitória vai para a Apple, cuja loja é inspecionada detalhadamente para evitar a entrada de malware. É certo que tem menos apps, sim, mas também há menos apps que podem infetar o iPhone ou o iPad. Alguns utilizadores da App store acham-na 100% segura. Mas atenção, nem a loja da Apple está livre de malware (e para quem tiver feito jailbreak, os riscos aumentam imenso).

Popularidade

Android vs iOS

Android é o sistema mais utilizado mundialmente em dispositivos móveis, deixando o iOS a anos luz. Estes números são bons em termos de quantidade, claro, mas são também uma das razões por que os hackers desenvolvem mais malware para sistema Android: Mais utilizadores significam também mais alvos e mais dados para roubar.

Já no pequeno universo do iOS, há menos alvos e um controlo maior por parte da Apple, o que torna a App Store num alvo menos atrativo para os hackers.

Voltando à quantidade de apps disponíveis na Play Store, se ela for usada a nosso favor, temos muitas mais apps de segurança disponíveis, e que, se forem bem usadas, podem tornar o sistema operativo da Google num sério candidato a vencedor desta batalha pela segurança.

Fabricantes

iOS smartphone

A nível de fabricantes no Android vs iOS a vitória vai claramente para o iOS. Porquê? Enquanto o Android é usado em várias marcas e smartphones com arquiteturas diferentes, o iOS é usado apenas em iPhones e desenvolvido de propósito para um só dispositivo, o que o torna num aparelho pensado para segurança do primeiro ao último momento. Esta exclusividade de fabrico da Apple afasta um grande número de possíveis vulnerabilidades, dando mais hipótese de controlo dos dispositivos.

Já a abertura do sistema Android a vários fabricantes, faz com os dispositivos não sejam pensados para segurança integrada. Isto pode ser bom e mau, ou seja: Alguns dispositivos correm Android na perfeição, enquanto que outros estão mais sujeitos a vulnerabilidades de segurança.

A própria proteção de ecrã e do aparelho, também varia bastante, indo das proteções mais fortes e retina ou de impressão digital, às mais vulneráveis com palavras-passe e padrões.

Atualizações às vulnerabilidades dos patches.

As atualizações regulares são uma das melhores formas que Apple e Google têm para manter iOS e Android protegidos.

Do lado da Apple há controlo de apenas um dispositivo, o iPhone, o que faz com que as atualizações sejam mais fáceis de criar e propagar. Isto também significa que a Apple consegue manter os dispositivos iOS atualizados por mais tempo, geralmente em períodos superiores a 5 anos.

Já no canto dos Androids, há um número demasiado elevado de dispositivos para receberem updates ao mesmo tempo, o que torna impossível a missão de atualizar todos os dispositivos para o mesmo nível de segurança. Esta missão complica-se ainda mais quando é necessário enviar updates a vários fabricantes e dispositivos. Neste caso há menos atualizações e aparelhos suportados por menos tempo.

Na batalha das atualizações há um inimigo comum para a segurança de ambos: Os utilizadores que não se interessam com a segurança dos dispositivos e não querem saber dos updates dos seus aparelhos.

Ainda assim a Apple tem uma ligeira vantagem, ao controlar apenas um sistema e um dispositivo, pode pressionar mais facilmente os utilizadores para atualizarem o sistema.

Segurança do código OS

Android vs iOS: Quem vence a batalha de segurança?

Ambos os sistemas operativos utilizam uma série de funcionalidades para manter os utilizadores seguros, mas a Apple guarda o seu código-fonte a sete chaves, enquanto a Google disponibiliza a maioria do seu código em open-source.

Esta abertura do código Android traz mais acessibilidade a programadores de apps, mas deixa também o código base ao dispor de hackers. No entanto, a Google começa a utilizar esta funcionalidade open-source a seu favor.

Android vs iOS, o que há em comum?

Tanto iOS como Android têm incorporadas funcionalidades de segurança, como sandboxes virtuais que limitam os danos que o malware pode causar. No iOS a encriptação drive vem de série, enquanto os utilizadores de Android têm de ativar esta opção. Ambos os sistemas suportam encriptação em VPN, uma funcionalidade importante em dispositivos móveis que estão mais expostos a redes públicas e perigosas.

Android vs iOS: Quem vence a batalha de segurança?

Apesar de o Android ter começado mal, tem vindo a tomar medidas para se tornar mais seguro. David Kleidermacher, responsável pela segurança do sistema operativo da Google, afirmou em tempos que a segurança dos dispositivos Android está no mesmo patamar do seu oponente iOS.

Até agora, as mudanças são notórias nos sistemas operativos Android, mas a vitória vai para o sistema operativo da Google, cujo secretismo do código-base e exclusividade de uso em sistemas feitos de raíz para iPhone e iPad, tornam-no menos acessível às mãos dos cibercriminosos.

Felizmente, a funcionalidade de scanner facial inicialmente promovida pelo iPhone X já se pode encontrar num grande número de dispositivos móveis. Ainda assim, é importante que utilizes uma VPNem todos os dispositivos móveis, especialmente quando te ligas a redes públicas pouco confiáveis. O serviço da NordVPN até vai além de uma simples VPN; inclui a funcionalidade Proteção Contra Ameaças, que bloqueia malware, inspeciona ficheiros descarregados e executa outras tarefas de proteção. Vale mais prevenir que perder dados sensíveis, para sempre… e não te esqueças de manter o teu sistema operativo atualizado.

Proteja os seus dispositivos Android e iOS agora. Fique seguro com a VPN de maior referência mundial.