Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Uma VPN Aumenta a Velocidade da Internet?

Nem tudo o que se lê na internet sobre as redes virtuais privadas é verdade. Será, por exemplo, que uma VPN pode aumentar a velocidade da internet? Descubra a resposta neste artigo.

Uma VPN Aumenta a Velocidade da Internet?

Índice

Índice

A VPN e a velocidade da conexão

Além da questão da privacidade e segurança, uma boa VPN oferece muitos outros benefícios aos seus usuários. Um deles, que muitas vezes acaba sendo ignorado, é a melhoria no desempenho e velocidade da conexão à internet.

Mas como uma VPN pode acelerar sua conexão e como é que isso acontece?

Antes de qualquer coisa, nós temos que esclarecer alguns fatos: na maioria das vezes, uma VPN pode fazer exatamente o efeito oposto, ou seja, pode acabar reduzindo a velocidade da sua internet. Então, o simples fato de usar uma VPN não vai, por si só, fazer com que sua conexão seja mais rápida.

Se você tem uma conexão estável e de boa qualidade, adicionar mecanismos de criptografia e um servidor proxy pode ocasionar justamente a perda de velocidade. Em alguns casos, contudo, uma VPN pode evitar que sua conexão seja desacelerada por fatores externos.

Redução de velocidade pelo provedor de internet

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o fato de que muitos provedores de internet praticam a chamada redução de velocidade (bandwidth throttling) desacelerando ou limitando o tráfego de certos tipos de dados.

Isso é feito para “desafogar” a rede e garantir uma velocidade média para todos os usuários do serviço fornecido pelo provedor. Seu provedor de internet só consegue fazer isso porque acessa e monitora seu fluxo de informações.

Essa limitação de velocidade pode afetar diretamente a experiência e a qualidade da execução de conteúdos de streaming, além de reduzir a velocidade para fazer o download de arquivos mais pesados (e arquivos peer-to-peer), e até mesmo o carregamento de websites um pouco mais pesados.

Adquira mais segurança com uma VPN de alta velocidade que pode proteger você contra a limitação dos ISPs.

Assine a NordVPN

Roteamento insuficiente por parte do provedor

Seu provedor pode nem sempre executar um bom direcionamento para a sua conexão. Isso significa que nem sempre ele vai “direcionar” seu fluxo de dados pela rota mais eficiente possível.

Então, se seu fluxo de dados precisa percorrer um caminho mais longo, isso significa que a execução das tarefas na internet será diretamente afetada.

Algumas vezes, usar uma VPN pode te permitir acessar “atalhos” para contornar esse direcionamento ineficiente feito pelo seu provedor de internet. Como o fluxo de informações fica criptografado pela VPN, fica mais difícil para seu provedor direcionar seu tráfego de informações por rotas menos eficientes.

Como uma VPN pode reduzir a velocidade da sua conexão

Como nós dissemos, uma VPN pode causar o efeito contrário, reduzindo a velocidade da sua conexão com a internet.

É possível escolher servidores VPN ao redor do mundo inteiro, conectando-se a eles por meio de uma conexão VPN e, assim, alterar seu endereço de IP.

VPN servidores

Só que, se você morar no Brasil e selecionar um servidor na Austrália para acessar um streaming baseado na França, isso significa que os dados vão ter que viajar por estes servidores, o que pode causar lentidão em todo o processo e criar uma experiência mais travada na internet.

Além disso, uma opção mais avançada como a NordVPN inclui muitas funcionalidades para criptografar e proteger sua conexão e, dependendo do seu pacote de internet, o uso dessas funcionalidades pode reduzir a velocidade da sua conexão.

É por isso que vale a pena aprender sobre como usar a VPN para garantir o melhor desempenho possível.

Como uma VPN afeta a velocidade da Internet?

Os perigos das VPN’s “gratuitas”

Há muitas opções de VPN no mercado, inclusive opções “gratuitas”. Só que, dentre os vários motivos para não usar estas opções, há o fator de que elas reduzem significativamente sua velocidade de conexão.

Como os provedores destas opções não possuem infraestrutura suficiente para oferecer este serviço, é muito mais fácil que seus servidores fiquem congestionados e sobrecarregados, e isto impacta diretamente na experiência dos usuários.

Além disto, muitas destas VPN’s acabam coletando suas informações e repassando-as para terceiros – e oferecem tantas limitações que acabam induzindo os usuários a pagar pelo produto “completo” ou fornecer informações bancárias pessoais.

Como a NordVPN ajuda a otimizar a velocidade da sua conexão

Quando você usa o aplicativo VPN da NordVPN no seu computador, no seu dispositivo móvel ou faz a configuração diretamente no seu aparelho roteador, ele criptografa o fluxo de dados da sua conexão de um modo que nem mesmo seu provedor de internet consegue acessá-lo.

É exatamente assim que ele ajuda a impedir a redução da velocidade da sua conexão por parte do provedor – e também aprimorá-la.

Este é o processo mais convencional por meio do qual uma VPN melhora a velocidade de uma conexão com a internet – mas não o único.

Com a funcionalidade de Proteção contra Ameaças, da NordVPN, por exemplo, você consegue ainda bloquear o carregamento de anúncios intrusivos que costumam consumir uma boa porção da sua banda larga e, como consequência, experimentar uma conexão potencialmente mais estável e mais rápida.

As vantagens da NordVPN

A NordVPN é, definitivamente, a melhor opção. Além das várias funcionalidades de segurança e do bom desempenho, ela também conta com o protocolo VPN mais rápido e avançado, o Wireguard, usado pela NordVPN para sua solução NordLynx.

O NordLynx é usado para oferecer a melhor velocidade aos usuários finais, reduzindo os ricos de diminuição da largura de banda da sua conexão e otimizando o funcionamento dos benefícios da VPN.

Vale a pena mencionar que, além de um ótimo produto, você conta com a confiabilidade de uma empresa de renome no mercado, comprometida não só com a velocidade da sua conexão, mas também com sua privacidade online.

largura de banda

A NordVPN oferece as conexões mais rápidas do mercado. Experimente agora com nossa garantia de reembolso de 30 dias!

Assine a NordVPN