Your IP: Unknown · Your Status: Unprotected Protected
Blog In Depth

Uma VPN Aumenta a Velocidade da Internet?

Jul 30, 2020 · 4 min read

Uma VPN Aumenta a Velocidade da Internet?

Há várias vantagens que uma boa VPN pode te oferecer. Mas é preciso sempre tomar cuidado com mitos, meias-verdades e, claro, propagandas enganosas.

Uma das vantagens mais divulgadas sobre o uso de uma VPN é a possibilidade de melhorar sua conexão com a internet. Mas, será que uma VPN realmente aumenta a velocidade da sua conexão?

É esta a pergunta que nós vamos responder nesse artigo.

A VPN e a velocidade da conexão

Uma boa VPN oferece vários benefícios de privacidade e segurança. Mas um fator que muitas pessoas desconhecem é que, com alguns fatores, uma VPN também é capaz de melhorar a velocidade da conexão com a internet.

Mas como uma VPN pode acelerar sua conexão e como é que isso acontece?

Antes de qualquer coisa, nós temos que esclarecer alguns fatos: na maioria das vezes, uma VPN pode fazer exatamente o efeito oposto, ou seja, pode acabar reduzindo a velocidade da sua internet. Então, o simples fato de usar uma VPN não vai, por si só, fazer com que sua conexão seja mais rápida.

Se você tem uma conexão estável e de boa qualidade, adicionar mecanismos de criptografia e um servidor proxy pode ocasionar justamente a perda de velocidade. Só que vários usuários já perceberam melhora na velocidade do uso de navegadores web, por exemplo, ao usar uma VPN.

Redução de velocidade pelo provedor de internet

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o fato de que muitos provedores de internet praticam a chamada redução de velocidade (bandwidth throttling) desacelerando ou limitando o tráfego de certos tipos de dados.

Isso é feito para “desafogar” a rede e garantir uma velocidade média para todos os usuários do serviço fornecido pelo provedor. Seu provedor de internet só consegue fazer isso porque acessa e monitora seu fluxo de informações.

Essa limitação de velocidade pode afetar diretamente a experiência e a qualidade da execução de conteúdos de streaming, além de reduzir a velocidade para fazer o download de arquivos mais pesados (e arquivos peer-to-peer), e até mesmo o carregamento de websites um pouco mais pesados.

Roteamento insuficiente por parte do provedor

Seu provedor pode nem sempre executar um bom direcionamento para a sua conexão. Isso significa que nem sempre ele vai “direcionar” seu fluxo de dados pela rota mais eficiente possível.

Então, se seu fluxo de dados precisa percorrer um caminho mais longo, isso significa que a execução das tarefas na internet será diretamente afetada.

Algumas vezes, usar uma VPN pode te permitir acessar “atalhos” para contornar esse direcionamento ineficiente feito pelo seu provedor de internet. Como o fluxo de informações fica criptografado pela VPN, fica mais difícil para seu provedor direcionar seu tráfego de informações por rotas menos eficientes.

vpn aumenta a velocidade da internet

Como uma VPN pode reduzir a velocidade da sua conexão

Como nós dissemos, uma VPN pode causar o efeito contrário, reduzindo a velocidade da sua conexão com a internet.

É possível escolher servidores ao redor do mundo inteiro, conectando-se a eles por meio de uma conexão VPN e, assim, alterar seu endereço de IP.

Só que, se você morar no Brasil e selecionar um servidor na Austrália para acessar um streaming baseado na França, isso significa que os dados vão ter que viajar por estes servidores, o que pode causar lentidão em todo o processo e criar uma experiência mais travada na internet.

Além disso, uma opção mais avançada como a NordVPN inclui muitos recursos para criptografar e proteger sua conexão e, dependendo do seu pacote de internet, o uso dessas funcionalidades pode reduzir a velocidade da sua conexão.

É por isso que vale a pena aprender sobre como usar a VPN para garantir o melhor desempenho possível.

Os perigos das VPN’s “gratuitas”

Há muitas opções de VPN no mercado, inclusive opções “gratuitas”. Só que, dentre os vários motivos para não usar estas opções, há o fator de que elas reduzem significativamente sua velocidade de conexão.

Como os provedores destas opções não possuem infraestrutura suficiente para oferecer este serviço, é muito mais fácil que seus servidores fiquem congestionados e sobrecarregados, e isto impacta diretamente na experiência dos usuários.

Além disto, muitas destas VPN’s acabam coletando suas informações e repassando-as para terceiros – e oferecem tantas limitações que acabam induzindo os usuários a pagar pelo produto “completo” ou fornecer informações bancárias pessoais.

Como a NordVPN ajuda a otimizar a velocidade da sua conexão

Quando você usa o aplicativo da NordVPN no seu computador, no seu dispositivo móvel ou faz a configuração diretamente no seu aparelho roteador, ele criptografa o fluxo de dados da sua conexão de um modo que nem mesmo seu provedor de internet consegue acessá-lo.

É exatamente assim que ele ajuda a impedir a redução da velocidade da sua conexão por parte do provedor – e também aprimorá-la.

Este é o processo mais convencional por meio do qual uma VPN melhora a velocidade de uma conexão com a internet – mas não o único.

As vantagens da NordVPN

A NordVPN é, definitivamente, a melhor opção. Além das várias funcionalidades de segurança e do bom desempenho, ela também conta com o protocolo VPN mais rápido e avançado, o Wireguard, usado pela NordVPN para sua solução NordLynx.

O NordLynx é usado para oferecer a melhor velocidade aos usuários finais, reduzindo os ricos de diminuição da largura de banda da sua conexão e otimizando o funcionamento dos recursos da VPN.

Vale a pena mencionar que, além de um ótimo produto, você conta com a confiabilidade de uma empresa de renome no mercado, comprometida não só com a velocidade da sua conexão, mas também com sua privacidade online.


Laura Klaus
Laura Klaus successVerified author

Laura Klaus is a content manager who is curious about technology and online privacy. She learns something new every day and shares that knowledge with readers worldwide.


Subscribe to NordVPN blog