Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Como mudar o IP e mascarar sua localização

Você sabia que seu IP pode expor a terceiros sua localização virtual e seu provedor de internet? Além disso, ele pode ser visualizado por qualquer site ou página que você visite. É por isso que muitas pessoas optam por mascarar ou mudar o endereço IP. Neste artigo, você aprende como esconder o IP do PC, alterá-lo e muito mais.

Como mudar o IP e mascarar sua localização

Por que eu iria querer mascar meu IP?

Há muitos motivos por que as pessoas querem camuflar o IP, mas, em geral, trata-se de uma questão de privacidade e segurança.

Alguns usuários, por exemplo, querem evitar que seu IP seja usado para rastrear suas atividades na rede, o que potencialmente poderia expor suas informações pessoais e até mesmo colocá-las em risco. (Veja mais sobre o que podem fazer com seu IP). Alterar ou mascarar seu IP pode ser útil para preservar sua privacidade quando você vai fazer um processo de booking para uma viagem, por exemplo.

Outros buscam como mudar o IP da internet por necessidade política, para se protegerem contra a censura e vigilância de seus governos autoritários.

Seja como for, saber como camuflar o IP é uma estratégia importante para todos os usuários. E se você está se perguntando “como esconder meu IP”, uma boa opção é simplesmente mudá-lo, já que isso automaticamente o mascara também.

Por que eu iria querer mudar meu IP?

Para responder a essa questão é importante destacar que, na verdade, você pode alterar dois tipos de IP: um público e um privado. A principal diferença entre os dois é relativa à sua extensão e ao que eles se conectam.

  • O IP público é um identificador para a rede maior da internet, conectando você aos sites que você visita.
  • O privado, por sua vez, identifica o seu dispositivo dentro da sua rede privada, sendo usado justamente para conectar seu aparelho à conexão local.

Por que mudar o IP público?

As pessoas aprendem como mudar o endereço IP público principalmente para conseguir um IP de outro país ou de uma rede externa. Alguns exemplos de usos comuns dessa função são:

  • garantir maior privacidade na navegação da internet;
  • acessar documentos ou recursos de sua empresa de modo remoto;
  • assistir a conteúdos brasileiros quando em viagem ao exterior;
  • comparar preços ao fazer compras online;
  • fazer negociações da sua empresa a partir de um servidor estrangeiro.

Lembrando que, para conseguir isso, as pessoas podem utilizar várias estratégias, mas nenhuma delas é tão fácil quanto usar uma VPN (sigla para “Virtual Private Network”, ou “rede virtual privada”, que é o significado de VPN)para mudar o IP. Na maioria dos aplicativos VPN, basta tocar num botão e já está tudo pronto.

Use a NordVPN para esconder seu endereço IP e seu tráfego sempre que estiver online.

Baixe uma VPN agora

Por que mudar o IP privado?

Quando falamos de alterar o IP privado, a história é completamente diferente, não se trata mais de mudar o IP para outro país, por exemplo. O objetivo é geralmente resolver questões da rede local. Alguns motivos para fazer isso são:

  • dificuldades para se conectar ao Wi-Fi local, muitas vezes decorrentes de uma má configuração do endereço IP local;
  • evitar bloqueios de firewall, como aqueles que limitam o acesso a redes sociais em escolas e no trabalho;
  • problemas com o roteador, que fornece um IP usado por outro dispositivo.

Como mudar meu IP público?

Uma das formas mais eficazes de mascarar ou mudar seu IP é por meio de uma boa ferramenta VPN.

Como mudar seu IP com uma VPN?

Uma VPN consegue mudar seu IP porque ela estabelece conexão com um servidor intermediário, que recebe seu tráfego de navegação e o envia para a página ou serviço de destino. Como esse servidor tem IP e localização próprios, o site que você deseja visitar só pode visualizar esse segundo endereço, e não mais o seu.

Como mudar seu IP com uma VPN

Para saber como mudar o IP do computador ou de outro dispositivo com uma VPN, basta seguir os passos abaixo:

  1. Obtenha uma assinatura de VPN.
  2. Baixe o aplicativo VPN no seu dispositivo. A NordVPN está disponível na maioria dos sistemas operacionais, como Windows, macOS, Linux, Android e iOS.
  3. Abra o aplicativo e insira suas credenciais para fazer o login.
  4. Clique no botão de “Conexão rápida” para se conectar em segundos ao melhor servidor remoto.
  5. É isso, você acaba de mudar seu endereço IP e sua localização!

Se desejar mudar seu servidor VPN para uma região específica, basta tocar no país e o algoritmo inteligente da NordVPN vai encontrar o servidor mais rápido disponível.

Há ainda outras formas de usar a NordVPN para mudar seu IP. Você pode instalar uma VPN no seu roteador ou baixar nossa extensão de proxy para Chrome, Firefox ou Edge.

Obtenha o aplicativo da NordVPN para proteção instantânea em até 10 dispositivos, ou use a NordVPN em seu roteador para proteger todos os dispositivos que se conectam a ele.

Assine a NordVPN

Outras formas de mudar seu IP e localização

Se sua dúvida é sobre como mudar o IP do PC ou do celular sem usar uma VPN, há pelo menos duas alternativas.

  • Usar um serviço de proxy. Ele funciona quase como uma VPN, agindo como um intermediário na conexão entre o usuário e o site visitado, mas enviando apenas o IP do proxy. A principal diferença entre VPN e proxy é que esse último não criptografa seu tráfego de dados e, portanto, não protege sua conexão.
  • Usar o navegador Tor. Ele funciona com a retransmissão dos seus dados por vários ‘nódulos’ em todo o mundo antes de chegar ao destino final, fazendo com que seja difícil rastrear de onde veio a solicitação original. O maior problema disso é a redução na velocidade da conexão.

Note que, apesar de as duas opções acima serem válidas, elas nada mais são que benefícios isolados de uma VPN. A NordVPN, por exemplo, possui extensões de proxy, mas com o diferencial de também fornecer criptografia para seus dados. Além disso, você também pode usar a funcionalidade Onion Over VPN para se conectar à rede Tor. Então, em suma, você pode ter todas essas funcionalidades usando apenas uma VPN.

Como mudar meu IP privado?

Para mudar seu IP privado (ou IP local), basta seguir as instruções abaixo, de acordo com seu dispositivo.

Recomendamos que, antes de tudo, você anote suas configurações atuais de IP para caso algo dê errado, você saiba como retornar às configurações anteriores.

Como mudar o IP no Windows

Para mudar seu endereço IP no Windows, siga estes passos:

  1. Vá para o Painel de Controle e selecione Centro de Rede e Compartilhamento.
  2. Clique no menu Conexões.
  3. Selecione a guia Propriedades e selecione Protocolo da Internet versão 4 (TCP/IPv4).
  4. Clique em Usar o seguinte endereço IP e digite o IP desejado.
  5. Para escolher o servidor, vá até a opção Use o seguinte DNS e coloque o endereço adequado.
  6. Clique na opção Validar configurações ao sair, dê OK e pronto.

Note: embora teoricamente seja possível alterar o IP por meio do prompt de comando, o resultado nem sempre é o melhor. Assim, o mais aconselhável é o método acima.

Como mudar o IP no macOS

Para mudar seu endereço IP no macOS, siga estes passos:

  1. Vá para as Preferências do Sistema.
  2. Selecione Rede e, então, a opção de rede ativa, na barra lateral.
  3. Clique em Avançado e selecione TCP/IP.
  4. Escolha a opção Manualmente em Configurar IPv4.
  5. Insira um endereço IP estático no campo Endereço IPv4.
  6. OK, clique em Aplicar e pronto.

Concluindo

Mudar (ou esconder) seu endereço IP pode ser muito vantajoso, não apenas para usuários preocupados com sua privacidade e segurança online, mas também para quem tem necessidades específicas, como empresas que realizam trabalho remoto ou turistas viajando no exterior.

Entre as estratégias usadas para conseguir isso, destacam-se o navegador Tor, programas de proxy e as VPNs que representam a alternativa mais completa de todas. Além de possibilitar que o usuário mascare seu IP, uma VPN também é capaz de fornecer criptografia em todo o seu tráfego de navegação e oferecer, assim, uma privacidade ainda maior na rede.

Sua segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a VPN líder a nível mundial