Your IP: Unknown · Your Status: Unprotected Protected

Blog News

3 maneiras de ocultar a sua localização e se manter protegido online

Feb 25, 2019 · 3 min read

3 maneiras de ocultar a sua localização e se manter protegido online

Toda vez que você fica online, um endereço de IP que ajuda a identificá-lo é atribuído a você. Cada site que você visita ou serviço online que usa precisa do endereço de IP para rastreá-lo. Não é possível saber seu nome ou outras informações pessoais diretamente, mas sua localização será visível.

Os endereços de IP são necessários para que a internet funcione. No entanto, qualquer um pode ver de onde você está conectado e ainda descobrir outras informações apenas olhando o seu IP.

O seu endereço de IP é como o seu endereço físico. Não é certo que ele sofrerá um ataque, mas há muitos ataques que não seriam possíveis sem o seu IP.

Por isso é sempre bom ter cautela. Você não daria seu endereço real a pessoas aleatórias na rua. Pelo mesmo motivo, você não deveria fornecer seu endereço de IP a qualquer site que visita.

Esconder o IP é um passo básico para muitos usuários de internet conscientes a respeito da sua privacidade. É especialmente importante para jornalistas que trabalham com assuntos delicados ou qualquer pessoa preocupada com a sua localização ser detectável online.

Saiba aqui como mascarar o IP para manter sua localização oculta:

1. Usar um proxy

A primeira opção, que também é provavelmente a mais fácil, é usar um webproxy. Quando nos conectamos normalmente a um site, enviamos o nosso endereço de IP diretamente ao site em questão. Um proxy atua como um mediador que conecta ao site por você e envia o endereço do proxy ao invés do seu.

No entanto, dependendo do proxy que você usar, seus dados podem não estar devidamente protegidos. Por definição, um proxy precisa alterar seu endereço de IP e só. A extensão proxy para Chrome da NordVPN, por outro lado, criptografa de fato os seus dados de navegação.

Assim como a extensão da NordVPN, muitos proxies estão disponíveis como práticos plugins de navegador. O problema das extensões é que elas abrangem exclusivamente o tráfego do seu navegador. É fácil esquecer que muitos outros programas no seu computador também podem se conectar à internet, e todos eles usam seu endereço de IP.

2. Usar uma VPN online

Usar uma VPN (Virtual Private Network) é talvez a melhor opção para esconder o IP, ocultando assim a sua localização.

Em geral, ela funciona como um proxy. Você se conecta a um servidor da VPN e esse servidor o conecta a onde quer que você vá online. A grande diferença é que essa conexão é criptografada. Além da sua localização, ela também mascara todo o conteúdo que você envia. Hackers, bisbilhoteiros, governos e até mesmo seu provedor de serviços de internet: ninguém poderá ver o que você está compartilhando.

A maioria das VPNs também trabalha como mais do que apenas uma extensão de navegador. Você pode usar a extensão da NordVPN para uma experiência leve, mas pode optar por usar a versão completa a fim de proteger cada conexão feita pelo seu computador, seja através do seu navegador ou de oura forma.

Essa camada extra de segurança vale a pena porque a sua localização raramente é a única coisa que a internet que descobrir a seu respeito.

Os serviços de VPN geralmente oferecem também outras funcionalidades. A NordVPN, por exemplo, acrescenta uma camada extra de segurança com sua dupla criptografia de dados. Ela também tem uma rigorosa política contra registros (nenhum registro das suas comunicações é mantido), um Kill Switch automático (portanto, sem vazamentos acidentais de dados) e muitas outras funcionalidades.

3. Usar o Tor

Outra boa opção é usar o Tor (o roteador cebola), que funciona enviando suas comunicações através de uma variedade de nós ao redor do mundo. Cada um deles conhece apenas o nó que veio antes e o que vem a seguir, por isso é extremamente difícil rastrear a conexão original de volta a você.

Ainda que o Tor seja uma boa opção, há desvantagens. Antes de tudo, ele é apenas um navegador, ou seja, irá apenas proteger sua navegação online como uma extensão de navegador. Seus benefícios a favor da privacidade e poderosa segurança também não são à prova de erros. Eles geralmente têm um forte efeito negativo na sua velocidade de internet, já que a rede Tor o envia através de pelo menos 3 nós. Mesmo que você esteja abrindo um site localizado no mesmo país em que você está, sua conexão poderá acabar viajando ao redor do globo antes de chegar ao destino final.


Daniel Markuson
Daniel Markuson successVerified author

Daniel is a digital privacy enthusiast and an internet security expert. As the blog editor at NordVPN, Daniel is generous with spreading news, stories, and tips through the power of a well-written word.


Subscribe to NordVPN blog