Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Saiba tudo sobre o que é a WebRTC e como desabilitá-la

Para a maioria dos usuários, mesmo aqueles que se conectam diariamente com o mundo online, o termo WebRTC pode soar completamente estranho e desconhecido. Mas, aqui nesse artigo, você não vai só aprender sobre o que é WebRTC, mas também como desabilitar essa funcionalidade se quiser.

Saiba tudo sobre o que é a WebRTC e como desabilitá-la

O que é WebRTC?

WebRTC é a sigla para Web Real-Time Communication (“Comunicação Web em Tempo Real”, em uma tradução simples e livre), uma ferramenta de código aberto que permite que os navegadores web que usam essa funcionalidade possam estabelecer conexões ponto a ponto em tempo real com os websites visitados nesses navegadores.

Em termos simples, isso permite ao seu navegador realizar tarefas como enviar áudio e vídeo ao vivo entre você e outro usuário online, sem ter que baixar nenhum software adicional para fazer isso. Esse é um protocolo que permite que qualquer website possa ser conectado por você e também se conectar a você (com a sua permissão).

Esse procedimento é realizado por meio do estabelecimento de canais de comunicação especiais, criados a partir do navegador, que se comunicam com o website que você está visitando e trocam informações (incluindo seu endereço de IP) entre você e o servidor no qual o website está hospedado. Esses canais, no entanto, também podem ignorar certas criptografias da sua conexão.

Quais os riscos da WebRTC?

O fato de a WebRTC ignorar essas criptografias podem ser um risco para a sua segurança online. Qualquer endereço eletrônico que você visitar poderá solicitar e acessar seu verdadeiro endereço de IP – mesmo que você tenha alterado essa informação por meio.

O mais grave é que isso faz parte da funcionalidade básica da própria WebRTC e, por isso, não se trata de algo que possa ser realmente “consertado”. Cabe ao próprio usuário encontrar maneiras de bloquear esses vazamentos ou desabilitar completamente a WebRTC.

Como desabilitar vazamento de informações pela WebRTC

Há alguns modos de fazer isso. O mais simples é simplesmente bloquear vazamentos da WebRTC usando um provedor VPN. Não importa se você está usando um VPN regular ou nossos plug-ins para navegadores Firefox, Chrome ou Edge, isso vai bloquear qualquer vazamento de endereço IP indesejado por meio da WebRTC, permitindo que conexões autorizadas da WebRTC continuem acontecendo apenas com acesso ao seu endereço IP modificado.

As solicitações da WebRTC também podem ser bloqueadas no seu navegador, mas esse processo é um pouco mais complexo. Além disso, o bloqueio de vazamentos pela WebRTC usando esses métodos geralmente vão desabilitar completamente a funcão da WebRTC, ao contrário da configuração especializada com um aplicativo VPN.

Criptografe seus dados com a NordVPN e assuma o controle de sua pegada digital.

Assine a NordVPN

Como desativar o WebRTC no Firefox

O navegador Firefox tem uma configuração interna que facilita desativar a WebRTC. Pode ser difícil encontrar essa opção se você não souber onde procurar. Nós vamos facilitar as coisas para você explicando o procedimento logo abaixo:

1. Digite “about: config” na barra do seu navegador Firefox e pressione Enter. Você vai visualizar um aviso. Aí, é só clicar em Aceitar o risco e continuar;

desativar a WebRTC no Firefox: passo nº1

2. Na tela seguinte, após visualizar o aviso de segurança do Firefox, clique em Mostrar tudo: Vai aparecer uma longa lista de configurações, e você não vai precisar mexer na maioria delas. Também haverá três colunas mostrando o status da configuração, o tipo de configuração e seus valores;

desativar a WebRTC no Firefox: passo nº2

3. Para encontrar o que você precisa, abra sua função de busca de página (por padrão, é o atalho Ctrl + F no Windows ou Cmd + F no Mac) e busque por “media.peerconnection.enable”;

desativar a WebRTC no Firefox: passo nº3

4. Depois de encontrar essa configuração, ela deve ter o tipo “booleano” e o valor “true” (verdadeiro). Clique duas vezes nele para que o valor mude para “false” (falso) e o status mude para “modificado“;

desativar a WebRTC no Firefox: passo nº4

Pronto. Isso vai desativar todas as funcionalidades da WebRTC, e é importante saber que isto vai bloquear o acesso a todos os endereços eletrônicos que exigirem essa função para serem acessados.

Como desativar a WebRTC no Chrome

Para desativar a WebRTC no seu navegador Google Chrome, nós sugerimos que você use uma extensão para isso, porque o modo livre de extensão envolve a edição manual de arquivos de configuração que podem, potencialmente, causar o mau funcionamento do navegador caso você realize algum erro durante o procedimento.

O WebRTC Leak Prevent é a melhor extensão do Google Chrome para bloquear esses acessos indesejados pela WebRTC. Essa extensão altera somente as configurações de segurança e privacidade da WebRTC, fazendo com que você não precise desabilitar totalmente esse mecanismo.

Para desativar a WebRTC no seu navegador Chrome:

1. Pesquise pelo site da extensão WebRTC Leak Prevent (ou vá direto ao site oficial) e clique em Usar no Chrome;

desativar a WebRTC no Chrome: passo nº1

2. Na mensagem de confirmação que vai aparecer, clique em Adicionar extensão;

desativar a WebRTC no Chrome: passo nº2

3. Depois, clique na extensão e mantenha a opção Ativado para que a WebRTC seja bloqueada no seu navegador.

desativar a WebRTC no Chrome: passo nº3

Pronto, a WebRTC foi desativada no Chrome. Se quiser reativar a funcionalidade, basta deixar a extensão no modo Desativado.

Como desativar a WebRTC no Opera

Para desativar as funcionalidades de WebRTC no seu navegador Opera:

1. Clique no ícone de três linhas no canto superior direito da tela do Opera e selecione a opção Ir para as configurações completas do navegador;

desativar a WebRTC no Opera: passo nº1

2. Na tela seguinte, deslize pelas opções de configurações e clique na aba Avançado para exibir opções adicionais;

desativar a WebRTC no Opera: passo nº2

3. Na área WebRTC, marque a opção Desabilitar UDP sem proxy;

desativar a WebRTC no Opera: passo nº3

Pronto, as funções de WebRTC foram desativadas no seu navegador Opera. Para reativá-las, basta marcar a opção Usar qualquer interface de rede adequada (recomendado).

Antes de desativar as funcionalidades de WebRTC, é importante saber quais limitações isso pode provocar e o melhor modo de realizar esse procedimento para não afetar as funcionalidades dos seus navegadores web. Além disso, é importante se certificar de que sites que são importantes para você não terão a conectividade bloqueada caso a função WebRTC seja desativada.

A privacidade na internet começa com um clique.

Nosso aplicativo facilita a troca rápida de servidores de VPN