Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

O AliExpress é confiável? Um Guia para fazer compras com segurança

Afinal de contas, o AliExpress é confiável? Há muitas dúvidas em relação às compras online em uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, e este guia tem como objetivo responder as principais perguntas e questionamentos em relação à gigante do varejo virtual.

O AliExpress é confiável? Um Guia para fazer compras com segurança

Índice

Índice

O que é o AliExpress? É seguro fazer compras nele?

O AliExpress é uma plataforma de vendas online que pertence ao Alibaba Group, uma empresa chinesa de e-commerce com alcance global. Fazer compras no AliExpress é bastante seguro. O que é essencial é prestar atenção nos detalhes dos produtos, nas análises dos vendedores e nas opiniões de outros consumidores que fazem as avaliações dos produtos.

Ou seja, é essencial fazer uma boa pesquisa e prestar atenção aos detalhes, como em qualquer outra plataforma digital ou loja física.

Fundado em 2010, o AliExpress já é a segunda maior plataforma de comércio digital do mundo, atrás apenas da Amazon. O AliExpress tem uma presença especialmente forte na Rússia, nos países da América Latina e na Europa. Apesar de o Mercado Livre ainda ser o principal marketplace no Brasil, a participação do AliExpress tem crescido exponencialmente entre os consumidores brasileiros.

Inicialmente, as vendas eram feitas por dropshipping por comerciantes do mundo todo, com foto especialmente no atacado, e não no varejo. Entretanto, os preços mais competitivos atraíram clientes e o AliExpress migrou para as vendas para pessoas em varejo como seu principal foco.

Os vendedores podem se inscrever na plataforma e comercializar produtos através dela. Há uma imensa variedade de produtos, principalmente itens de moda, cosméticos, brinquedos, artigos esportivos, artigos para o lar, eletrônicos e elétricos e uma infinidade de outras coisas.

É seguro fazer compras no AliExpress?

Sim, é bastante seguro fazer compras através do AliExpress. Mas é importante ter em mente que as compras são feitas através de vendedores que cadastram lojas no marketplace, ou seja, é essencial pesquisar bem as análises, avaliações e demais informações da loja que utiliza o AliExpress para vender os produtos.

Os produtos comercializados no Ali Express são vendidos por terceiros. Além disto, pode haver custos de frete em valores que dependem da empresa e do tipo de serviço de entrega. No caso dos consumidores brasileiros, é fundamental levar em conta as possibilidades de taxação deste tipo de compras via importação.

Ou seja, além dos custos do produto há a chance de que o serviço fiscal brasileiro cobre taxas para a liberação da mercadoria após uma inspeção aduaneira.

Pense no AliExpress como um imenso shopping: você entra em um espaço compartilhado por diferentes empresas, marcas e lojistas. A qualidade dos produtos vai depender do estabelecimento no qual você faz a compra.

De forma geral, o AliExpress é uma plataforma confiável para realizar suas compras online e é mais fácil achar uma grande variedade de produtos por preços mais competitivos do que em outras opções de varejo locais. Mas esta segurança não substitui a necessidade de fazer uma boa pesquisa antes de realizar suas compras.

Você também pode conferir nosso guia completo para saber se o Temu é confiável e seguro para fazer compras online.

Quais medidas de segurança são usadas pelo AliExpress?

Assim como outras gigantes do comércio digital, o AliExpress adota uma série de medidas para melhorar a segurança e garantir mais proteção aos consumidores, além da resolução de problemas que possam ocorrer com as compras, o frete e a qualidade dos produtos.

Proteção do consumidor

O AliExpress oferece o recuso de proteção ao consumidor (buyer protection) como uma garantia de devolução de pagamentos. Este recurso serve para proteger consumidores caso o produto não seja enviado ou entregue dentro do que é esperado e anunciado.

Este período de proteção dura 75 dias. Caso o produto neste prazo, por exemplo, você pode solicitar a devolução do valor pago pelo produto.

Caso o produto seja entregue com defeitos de qualidade (danos, problemas de funcionamento ou até mesmo ser algo totalmente diferente do anunciado), há a possibilidade de abrir uma disputa com o vendedor para encontrar uma resolução, como receber um reembolso total ou parcial, um novo produto ou um voucher para uma nova compra.

Se não houver um acordo entre o comerciante e o consumidor em 15 dias, o AliExpress entra em jogo para tomar uma decisão.

Processamento de pagamentos

No AliExpress o vendedor não recebe seu dinheiro imediatamente após a venda. Isto acontece porque a plataforma faz uma retenção de todos os valores e informações de pagamento, tudo para garantir que os consumidores não precisem se preocupar se terceiros terão acesso a informações pessoais como dados do cartão de crédito ou débito, o que ajuda na proteção contra violação de dados.

Os clientes podem fazer contras através de cartão de crédito, cartão de débito, AliPay, PayPal, Google Play, WebMoney, Western Union, Karna, transferência bancária e boleto. Além disto, para os compradores no Brasil, a plataforma também conta com a opção de pagamentos via Pix.

Estes recursos de segurança ajudam a proteger os usuários contra os tipos mais comuns de scam (golpes) online, tornando as transações muito mais seguras e confiáveis.

De modo similar, se quiser utilizar plataformas de corridas compartilhadas como o BlaBlaCar, por exemplo, implementar medidas de segurança como verificação de identidade de motoristas e passageiros é fundamental para melhorar a segurança e tornar o serviço mais confiável para seus usuários. Confira nosso guia completo para saber mais informações sobre a plataforma e saber se o BlaBlaCar é seguro.

Sua privacidade está segura com a AliExpress?

Fazer compras online é algo que envolve o compartilhamento de informações pessoais sensíveis. Afinal, você precisa fornecer seu nome, endereço para entrega, número de telefone e informações de pagamento, como os dados do cartão de crédito e/ou débito. Então, é essencial que as plataformas de marketplace ofereçam a melhor segurança possível para manter estes dados protegidos e evitar que pessoas não-autorizadas tenham acesso a eles.

Assim como outras plataformas, o AliExpress recolhe dados dos usuários. E é aí que surge a principal pergunta: seus dados estão a salvo com o AliExpress?

A AliExpress compartilha seus dados com vendedores, parceiros logísticos e outras empresas, como o Alibaba Group, da qual ela faz parte, além de empresas que fazem análise de risco de crédito. Assim como competidores ocidentais, como a Amazon, o AliExpress compartilha estas informações com anunciantes, o que pode fazer com que você seja alvo de anúncios e promoções ativadas por este compartilhamento ao navegar pela internet.

Então, de forma objetiva, sua privacidade fica comprometida quando você realiza compras pelo AliExpress e outras gigantes de marketplace digital. É importante conferir a política de privacidade da plataforma para ter mais detalhes sobre como eles lidam com seus dados pessoais.

Como fazer compras com segurança no AliExpress?

Há várias formas de melhorar sua segurança ao comprar através do AliExpress. Nós separamos as principais dicas para evitar golpes, dores de cabeça e transtornos com suas compras.

Sempre verifique a reputação dos vendedores

Antes de confirmar qualquer compra pelo AliExpress, dê uma olhada na reputação dos vendedores. Verifique quantas estrelas o vendedor possui (de 1 a cinco estrelas – quanto mais estrelas, melhor é a classificação do vendedor). Veja os comentários e avaliações feitas pelos compradores. Esta dica te ajuda a ter uma noção melhor da confiabilidade geral da loja e das mercadorias oferecidas.

Confira as análises dos produtos

Dê uma conferida nas avaliações do produto que você quer comprar para verificar se ele é original, se ele é realmente o que aparece no anúncio e se o produto é de qualidade. Muitas mercadorias ‘’alternativas’’ de qualidade duvidosa são comercializadas como se fossem originais, então é muito importante verificar estas avaliações dos clientes para confirmar a confiabilidade da mercadoria.

Dê uma olhada no número de vendas feitas

Um outro fator que ajuda a determinar a segurança e profissionalismo de uma loja no AliExpress é a quantidade de pedidos feitos. Vendedores com muitos pedidos tendem a ser mais confiáveis. Por outro lado, vendedores com poucos pedidos podem apresentar mais problemas. Apesar de não ser uma regra geral, este fator é bem válido se utilizado em conjunto com as outras dicas de segurança apresentadas aqui.

Sempre confira a garantia oferecida pelo vendedor

Veja se a loja oferece alguma garantia para o produto, quais as condições da garantia e exatamente quais elementos ela abrange. Além de melhorar a confiabilidade do produto e a segurança da compra, isto dá mais respaldo caso haja alguma disputa na plataforma.

Algumas lojas não oferecem garantia e vendem produtos por preços ainda mais baixos. Mas nem sempre o mais barato pode compensar e a garantia é um elemento fundamental para dar mais proteção à sua aquisição.

Confira as fotos e vídeos dos produtos

Não se guie apenas pelo conteúdo postado pelo vendedor. Verifique o conteúdo apresentado no anúncio e faça uma comparação com fotos e vídeos enviadas pelos compradores para comparar e confirmar se o que é realmente vendido é compatível com o que é anunciado.

Abra uma disputa sempre que houver um problema

Se houver qualquer transtorno com a sua compra, abra uma disputa através do AliExpress. Isto é fundamental para formalizar o caso e garantir uma resolução para o problema, seja diretamente com a loja ou por intermédio do AliExpress.

Evite websites falsos e conteúdo enganoso

Há várias publicidades legítimas feitas pelo AliExpress em diferentes redes sociais, websites e resultados em buscadores como o Google. Mas você precisa tomar cuidado com sites falsos que se passam por anúncios do AliExpress. Estes websites induzem os consumidores a clicar em links maliciosos pelos quais os cibercriminosos realizam crimes como roubo de identidade, ataques de phishing e vendas falsas. A vítima faz a compra acreditando que é um produto comercializado no AliExpress e, claro, fica sem dinheiro e sem mercadoria.

Faça compras apenas pelo site oficial do AliExpress e pelo aplicativo disponibilizado em plataformas como Google Play e Apple App Store. Não utilize aplicativos de fontes alternativas. Além disto, uma VPN confiável como a NordVPN, que conta com a Proteção contra Ameaças, ajuda a te proteger de websites falsos e malware bloqueando conteúdo malicioso.

Qual é o método de pagamento mais seguro para o AliExpress?

Em termos de segurança e privacidade, as melhores opções de pagamento para o AliExpress são as carteiras eletrônicas, como WebMoney, PayPal e Google Play. Ao escolher estas opções, você não precisa colocar seus dados bancários no AliExpress para realizar a compra.

Existem alternativas mais confiáveis que o AliExpress?

No geral, todas as grandes plataformas de marketplace digital oferecem um bom nível de confiabilidade. Em termos de segurança, por exemplo, o AliExpress entrega uma qualidade de serviço praticamente idêntica às outras plataformas.

A principal vantagem do AliExpress são os preços mais competitivos do que grandes concorrentes como a Amazon e o Mercado Livre. No AliExpress há a possibilidade de encontrar mercadorias por valores muito mais competitivos.

Entretanto, em termos de atendimento ao consumidor, rapidez na entrega e garantia, plataformas como a Amazon oferecem mais agilidade e serviços mais confiáveis.

Sua segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a VPN líder a nível mundial