Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Instagram hackeado: Tudo o que precisa saber

Ontem carregou fotos na sua conta de Instagram e trocou comentários com amigos, mas agora algo está errado. Você tenta entrar no Instagram como habitualmente – mas… acesso negado. Depois de uma rápida pesquisa online, percebe que a sua conta de Instagram foi hackeada. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como proteger o seu Instagram e evitar cair nas armadilhas dos cibercriminosos.

Instagram hackeado: Tudo o que precisa saber

Índice

Índice

Como saber se o seu Instagram foi hackeado

O seu Instagram pode ser hackeado. Dependendo da fonte, estima-se que entre 20-25% de todas as contas de todas as redes sociais possam eventualmente vir a ser roubadas. Por isso, é uma boa ideia perceber alguns dos sinais que indicam que o seu Instagram possa ter sido hackeado.

  • Não consegue fazer login na sua conta, mas tem 100% de certeza que as credenciais estão corretas.
  • Existem imagens na sua conta que você não carregou.
  • Percebe que está a seguir perfis que não reconhece.
  • Atividade estranha, como spam que aparece no seu feed.
  • Links suspeitos enviados aos seus seguidores através das suas DMs.
  • Detalhes alterados, como o seu endereço de email e número de telefone.

O que fazer se a sua conta de Instagram for hackeada

Mil milhões de pessoas usam o Instagram todos os meses, tornando-o um alvo tentador para qualquer hacker. Se notou que algo estranho está a acontecer com a sua conta, não perca tempo a pesquisar “o meu Instagram foi hackeado”. Siga estas dicas para manter a sua conta segura:

  • Mude a password do seu Instagram.
  • Ative a autenticação de dois fatores para segurança extra.
  • Denuncie a situação de hacking da conta ao Instagram.
  • Verifique a sua atividade de login.
  • Remova a autorização de acesso a quaisquer apps de terceiros suspeitas.
  • Certifique-se que o seu número de telefone e endereço de email, inseridos nas configurações da conta, estão corretos.
  • Use a recuperação de conta do Instagram. (Se não consegue fazer login na sua conta.)

Quando alguém tenta mudar a sua password ou email do Instagram, a app envia-lhe uma mensagem de confirmação. Você pode reverter esta alteração e evitar que o atacante assuma o controle do seu perfil.

Para recuperar a sua conta roubada, clique em “Esqueceste-te da palavra-passe?” (Android e iOS) no ecrã de login e siga as instruções. Se ainda assim não conseguir recuperar a sua conta, reporte a situação ao Instagram. Assim que entrarem em contacto consigo, valide a sua identidade. Além disto, verifique dicas para agir com seu telemóvel hackeado e evitar que suas contas sejam roubadas novamente.

Como pode o seu Instagram ser hackeado

Quer o seu Instagram tenha sido hackeado ou não, vale a pena conhecer algumas das maneiras como isso pode acontecer. Infelizmente, não conseguimos evitar todos os ataques possíveis, mas podemos partilhar algumas das situações mais comuns ou mais fáceis de evitar que existem:

  • Ataques MITM. Ao usar-se um Wi-Fi não seguro, um ataque man-in-the-middle pode permitir que o atacante roube a sua password ou outras informações que você transmita.
  • Ataque bait and switch. Tenha cuidado se receber um link que o leva para uma página de login do Instagram. Pode ser um site de um burlão configurado para se parecer com o Instagram. Quando você insere o seu username e a sua password, o burlão fica com essas informações.
  • Vulnerabilidade de vinculação do Facebook. Muitos utilizadores gostam de vincular as suas contas de Facebook e Instagram, uma vez que ambas as apps são propriedade da Meta. Isto pode ser conveniente, mas também significa que se alguém invadir o seu Facebook, também passa a ter acesso ao seu Instagram.

As possibilidades de ataque são demasiadas para que consigamos listá-las todas. O melhor conselho que lhe podemos dar é que leia o nosso blog e se informe sobre as ameaças de cibersegurança que existem.

Como evitar que a sua conta de Instagram seja hackeada

  1. Evite entrar no Instagram via Facebook. Muitas pessoas usam o Facebook para fazer login no Instagram e noutras apps, o que é um dos maiores erros que pode cometer. Se as suas credenciais do Facebook forem violadas, um hacker pode ganhar acesso a todas as suas contas relacionadas num piscar de olhos. Crie logins individuais para cada conta que tem — isto pode evitar-lhe muitos problemas no futuro.
  2. Use sempre uma password forte. Uma senha forte deve incluir letras, números e carateres especiais. Para segurança máxima do Instagram, recomendamos experimentar um gestor de passwords: ele gera passwords fortes e mantém-nas seguras. E não se esqueça de mudar as suas passwords regularmente; esta é uma das melhores práticas de higiene cibernética.
  3. Guarde a sua password para si. Não partilhe a sua password do Instagram com ninguém. Mesmo que confie numa determinada pessoa, ela poderá cometer erros que o deixarão a si vulnerável, mesmo que não tenha intenção de prejudicá-lo.
  4. Controle a sua atividade de login. O Instagram envia notificações por email quando alguém tenta fazer login na sua conta a partir de um local ou endereço IP não habitual. Você pode acionar estes avisos ao usar uma VPN, mas não os ignore. Um dia, eles poderão avisar se alguém estiver a tentar entrar na sua conta. Essa será uma boa oportunidade de mudar a sua password!
  5. Cuidado com o phishing no Instagram. Como mencionamos anteriormente, o phishing é uma forma habitual dos scammers obterem acesso às contas das pessoas. Antes de inserir a sua password do Instagram em qualquer lugar, verifique atentamente uma e outra vez para ter a certeza que o link de login é legítimo. Os links de phishing também podem ser usados para espalhar malware, e, neste ponto, a funcionalidade Proteção Contra Ameaças Pro da NordVPN pode ajudá-lo. Ela vai impedi-lo de aceder a sites maliciosos e também vai travar anúncios e rastreadores maliciosos. Assim, pode protegê-lo de ameaças cibernéticas antes que as mesmas cheguem ao seu dispositivo.
  6. Não fale com estranhos. É fácil ser apanhado num ataque de phishing e/ou num golpe no Instagram, por isso nunca clique em quaisquer links que lhe cheguem de estranhos. Se notar que uma conta suspeita está a segui-lo, bloqueie-a.
  7. Ative a autenticação de dois fatores. A autenticação de dois fatores é um passo adicional no processo de login. Cada vez que quiser aceder à sua conta, deverá inserir um código que recebeu via SMS ou uma app de autenticação. Embora isto possa parecer aborrecido e tornar o login mais demorado, vale a pena ativar, pois adiciona uma camada extra de segurança.
  8. Elimine a sua conta de Instagram. Esta pode não ser a escolha certa para alguns leitores, mas se você já está em dúvida, uma possível solução é simplesmente apagar a sua conta de Instagram. Reduzir a sua pegada de dados é apenas uma das razões pelas quais algumas pessoas escolhem esta opção.
  9. Torne o seu Instagram privado. Esta alteração pode ser feita de forma fácil nas configurações de “Privacidade” do seu Instagram.
  10. Proteja os seus dados do Instagram contra apps de terceiros. Você pode impedir que apps de terceiros acedam aos seus dados nas configurações de “Segurança” do seu Instagram.
  11. Evite ver posts do Instagram noutras plataformas. Vários artigos online muitas vezes contêm vídeos e imagens do Instagram incorporados. Clicar neles redireciona-o para a publicação original. Tenha cuidado com esses links — os hackers, por vezes, criam páginas falsas de login do Instagram para conseguirem a sua password. Se desconfia que o site que está a aceder pode ser duvidoso, não clique em nenhum link e evite fazer login na sua conta.
  12. Use uma VPN. Uma VPN encripta o seu tráfego de internet e encobre o seu endereço IP, proporcionando-lhe a privacidade digital que todos precisamos tanto. A NordVPN é uma app fácil de usar que funciona em diferentes plataformas e o protege contra bisbilhoteiros. Ajuda a proteger os seus dados e evita ataques man-in-the-middle comummente usados para intercetar credenciais dos utilizadores.

Conclusão

O Instagram é tão vulnerável como qualquer outro site ou app que usamos todos os dias (confira nosso artigo, por exemplo, para saber se o Telegram é seguro). Por isso, uma proteção adequada não se limita a defender apenas o Instagram. Mantenha uma apropriada segurança do seu dispositivo, password e internet, e o seu Instagram permanecerá seguro juntamente com tudo o resto que fizer online. Pode começar por fazer download da NordVPN.

A segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a principal VPN do mundo