Your IP: Unknown · Your Status: Unprotected Protected

Blog How-To

Como eliminar a conta do Facebook?

Feb 06, 2020 · 6 min read

Como eliminar a conta do Facebook?

O Facebook tem vindo a tornar-se alvo de polémicas nos últimos anos. As questões de privacidade dos dados dos seus milhões de utilizadores vêm imediatamente à cabeça, nomeadamente o escândalo Cambridge Analytica. Mas o peso excessivo que a rede social tem vindo a ocupar nas nossas vidas também o vem tornando menos simpático. E a verdade é que são cada vez mais as pessoas que ponderam a possibilidade de cancelar a conta do Facebook, de forma definitiva ou pelo menos temporariamente.

Porque deveria eliminar a conta do Facebook?

Existem vários motivos para apagar a conta do Facebook. Vejamos os principais.

Privacidade

A questão da (falta de) privacidade é a mais importante. As pessoas tendem a descartar a importância desta questão, pois não a sentem no seu dia a dia. Ao não verem, de forma imediata, as consequências da ausência de privacidade, tendem a pensar que o assunto não é importante.

Isto acontece porque costuma colocar-se a questão da privacidade em termos do conhecimento que a empresa (Facebook, Inc.) tem sobre cada um de nós, e da possibilidade de ceder esses dados a outras empresas. Mas abordemos de outra perspetiva.

Ter um perfil de Facebook público significa mostrar uma enorme quantidade de informação nossa a qualquer pessoa que queira pesquisar. O chefe ou patrão, um possível empregador, um vizinho, etc., ou até os próprios familiares podem aceder a determinadas informações que talvez fosse preferível não mencionar. Hoje em dia, é prática corrente de recursos humanos pesquisa a página de Facebook de um potencial candidato – e também dos colaboradores da própria empresa. Afinal, têm sido relativamente frequentes os despedimentos (e processos em tribunal) motivados por críticas feitas, publicamente no Facebook, por trabalhadores às suas chefias ou às empresas onde trabalham.

Stress

Tem vindo a ser demonstrado que uma grande percentagem de utilizadores do Facebook se sente mais “stressado” ou irritável por causa da rede social. Existem boas razões para tal acontecer.

O Facebook é como um fórum gigante, um ponto de encontro onde podemos, em poucos minutos e apenas alguns “scrolls” da “feed” de notícias, ter acesso a dezenas ou até centenas de estímulos diferentes. São os amigos ou conhecidos que lançam opiniões, publicam fotografias ou despertam as questões mais variadas; tudo isso causa as mais diversas emoções no utilizador. São as notícias, lançadas para a rede social com uma elevada carga emocional (pois têm de competir para chamar a atenção e gerar cliques); sejam verdadeiras ou falsas, tendem invariavelmente a despertar uma reação emotiva no utilizador. E são, claro, os mais diversos anúncios e estímulos comerciais, com produtos mais ou menos interessantes – geralmente direcionados aos nossos gostos, e tendo por isso uma grande probabilidade de nos interessar.

Uma passagem pelo Facebook é uma verdadeira montanha-russa de emoções. Não admira que muitos utilizadores sintam esse “stress”, e que queiram eliminar o Facebook (de forma definitiva ou temporária).

Tempo

A utilização da rede social de Mark Zuckerberg pode ser feita da forma mais serena e “zen” possível. Por exemplo, limitando o número de ‘amigos’ (ou antes, contactos, pois nem todos os contactos do nosso perfil de Facebook são amigos na vida real) cujas notícias acompanhamos, e tendo por isso menos conteúdo no “feed” de notícias; reduzindo o número de empresas, organizações e outras entidades cujas páginas acompanhamos, etc. Também é possível, claro, deixar de publicar conteúdos próprios, ou reduzir as partilhas (que nos darão respostas de volta, com as quais iremos interagir).

Ainda assim, o tempo médio que é gasto na rede social é considerável. Um estudo recente (outubro de 2019) mostrava que os portugueses passam, em média, uma hora e meia por dia nas redes sociais (sendo o Facebook, claramente, o líder). São cerca de 10 horas e meia por semana. Tendo em conta a forma como as pessoas se lamentam da falta de tempo, de andarem “sempre a correr” ou de faltar tempo para o essencial, o Facebook é certamente um dos “consumidores de tempo” mais fáceis de restringir ou de eliminar. Afinal, a maioria das pessoas não usa a rede social por razões profissionais, e consegue substitui-lo enquanto ferramenta de comunicação (e-mail, WhatsApp, telefone, etc.).

Qual a diferença entre cancelar o Facebook ou desativar temporariamente?

eliminar conta facebookPara quem esteja “saturado” da rede social ou queira simplesmente um intervalo, a desativação temporária pode ser uma solução. Pela sua universalidade, o Facebook é de facto uma plataforma útil para contactar com conhecidos, empresas, associações, etc. Sendo grátis e de fácil manutenção, para muitas pequenas organizações é um recurso comunicativo quotidiano. Acabar com a conta do Facebook poderia tornar algumas comunicações um pouco mais difíceis.

Além disso, nem toda a gente está disponível para tomar essa decisão irrevogável. Alguns procuram informação sobre como eliminar uma conta no Facebook devido a uma situação específica; porque se exaltaram com alguém, ou devido a um pequeno escândalo que movimenta uma pequena indignação que se traduz em mensagens desagradáveis. A intenção não é sair da rede social, mas “dar um tempo”.

Por isso, o Facebook permite essa solução intermédia que é a desativação temporária.

O que permite a desativação?

Ao desativar o Facebook, o utilizador pode reativar o perfil quando quiser. A pesquisa pelo seu nome fica indisponível, ou seja, ninguém poderá encontrar o perfil fazendo uma “busca”. A “feed” de notícias do perfil também fica, logicamente, invisível.

Porém, outras informações deverão continuar visíveis. É o caso das mensagens que foram deixadas em páginas ou grupos, bem como as mensagens privadas. Se o utilizador fizer parte de grupos (privados ou públicos), os administradores continuarão a ter acesso à informação do utilizador “dentro” do grupo: as publicações, os comentários e o nome do perfil. Além disso, os perfis que sejam “amigos” do utilizador continuarão a identificá-lo como amigo na sua lista.

Desativação parcial: manter o Messenger

Há uma terceira opção, que é a desativação do Facebook mantendo o Messenger ativo. O utilizador evita a “feed” de notícias mas continua a poder usar a plataforma para mensagens privadas com a sua rede de contactos. Os outros utilizadores não encontram o perfil, mas podem contactar via Messenger.

Como desativar o Facebook, de forma temporária

Para anular a conta do Facebook mas apenas de forma temporária, proceda da seguinte forma:

  • Carregue na seta (triângulo) situado no canto superior direito do seu Facebook.
  • Clique em “Definições”. Irá abrir um menu chamado “Definições gerais de conta”, com uma série de pequenos menus do lado esquerdo.
  • Clique em “As tuas informações no Facebook”, o terceiro desses menus à esquerda (por ordem descendente).
  • Clique em “Desativação e eliminação”.
  • Selecione “Desativar Conta” e clique no botão azul que indica “Continuar para desativação da conta”.
  • Coloque a sua password (senha) e clique em “Continuar”.
  • Como eliminar uma conta do Facebook definitivamente

    Os passos para eliminar definitivamente a conta do Facebook são muito semelhantes aos da desativação temporária. Tenha em atenção que o pedido de eliminação não é automático, podendo demorar 14 ou 30 dias (o próprio Facebook é contraditório); se durante este período aceder à sua conta, o pedido de eliminação é automaticamente cancelado.

    • Carregue na seta (triângulo) situado no canto superior direito do seu Facebook.
    • Clique em “Definições”. Irá abrir um menu chamado “Definições gerais de conta”, com uma série de pequenos menus do lado esquerdo.
    • Clique em “As tuas informações no Facebook”, o terceiro desses menus à esquerda (por ordem descendente).
    • Clique em “Desativação e eliminação”.
    • Selecione “Eliminar conta permanentemente” e clique no botão azul que indica “Continuar para eliminação da conta”.
    • Clique em “Eliminar Conta”.

    Antes de apagar a conta do Facebook

    Ao selecionar “Eliminar conta permanentemente”, a plataforma irá apresentar-lhe algumas sugestões, as quais poderá gerir antes de apagar o perfil.

    “Para manteres o Messenger, desativa”: o Facebook sugere desativar o perfil em vez de apagá-lo, de forma a que o utilizador possa manter o Messenger. É uma forma de evitar que alguns utilizadores apaguem definitivamente as respetivas contas, o que é (obviamente) no interesse do Facebook.

    “Descarrega as tuas informações”: o Facebook permite descarregar uma cópia das fotografias, publicações e restante informação sua (que tenha publicado ou carregado) antes de apagar. Esta opção está disponível para os utilizadores, não por vontade do próprio Facebook, mas em cumprimento da legislação da União Europeia sobre esta matéria (Regulamento Europeu de Proteção de Dados, GDPR).

    “Edita as definições de administrador da Página”: caso seja administrador único de uma ou mais páginas de Facebook, elas serão também desativadas. Seria necessário convidar o perfil de Facebook de outra pessoa (através da plataforma) para administrador da página, para evitar a respetiva inativação.


Ilma Voigt
Ilma Voigt successVerified author

Ilma Voigt is a content creator passionate about technology and online security. In addition to her focus on tech, she also specializes in bringing cybersecurity insights to new markets.


Subscribe to NordVPN blog