Your IP: Unknown · Your Status: Unprotected Protected

Blog How-To

Como aumentar a largura de banda no wi-fi

Feb 25, 2019 · 5 min read

Como aumentar a largura de banda no wi-fi

Se você é um gamer, faz streaming ocasionalmente, ou é apenas um grande fã de vídeos de gatos, a largura de banda é uma parte essencial da sua experiência na internet. Caso os seus vídeos estejam travando ou sua conexão pareça mais lenta do que o habitual, é bem provável que você não esteja recebendo uma banda suficientemente larga, pois seu hardware pode ter um problema ou alguém a esteja limitando de forma intencional.

Vamos investigar e descobrir como aumentar a sua largura de banda para que você continue assistindo seus vídeos, jogando online e baixando arquivos, sempre com uma boa velocidade e sem travamentos.

O que é largura de banda?

Você só consegue resolver um problema se tiver conhecimento suficiente, certo? Então vamos começar com o básico e descobrir exatamente o que é largura de banda e como ela influencia sua velocidade de internet.

A largura de banda se refere à quantidade de dados que podem ser baixados ou carregados do seu computador em um determinado período. Em outras palavras, a largura de banda determina quanto da velocidade anunciada você irá realmente receber.

Se, por exemplo, a velocidade anunciada da sua conexão é de até 20 Mbps, isso não significa que você poderá baixar e carregar dados nessa velocidade específica. Especialmente se você conectar vários dispositivos à mesma rede, o que é provável que você faça.

A melhor maneira de explicar e entender a largura de banda (e a velocidade da internet) é usar uma analogia. Pense na sua conexão como uma estrada de mão dupla (largura de banda), na qual todos os carros (dados) viajam na mesma velocidade. Dirigir ali é divertido contanto que não haja muitos carros na pista. Quanto mais cheia ela fica, mais lentamente você avança. Mas esse problema pode ser resolvido se forem construídas mais faixas para os carros rodarem. O mesmo vale para a largura de banda– quanto mais você tem, mais dados poderá carregar e baixar ao mesmo tempo.

Sua largura de banda é insuficiente? Vamos testar

Se você acha que tem um problema de baixa largura de banda, a melhor forma de testar é executar um teste de velocidade que informará a velocidade exata naquele momento. Compare os resultados com os números anunciados pelo seu provedor de serviços de internet e assim você saberá com certeza se precisa ou não de uma banda mais larga.

Como mencionado anteriormente, comprar um plano de internet de 25 Mbps não garante que você sempre tenha 25 Mbps. Uma coisa é você conectar apenas um celular na sua internet residencial, outra totalmente diferente é conectar doze dispositivos à mesma rede, ao mesmo tempo, fazendo coisas que consomem muita banda, como assistir a vídeos em alta definição, jogos online multiplayer ou usar programas de torrent.

Naturalmente, sua largura de banda irá ficar mais estreita, e tudo o que você fizer levará mais tempo do que o habitual. É provável que você também perceba tempos de carregamento mais longos e travamentos ao tentar assistir a conteúdo em vídeo.

Por outro lado, se você tiver a conexão toda para você e não fizer mais do que olhar o Facebook e navegar na internet, qualquer largura de banda será suficiente para as suas necessidades.

Portanto, antes de escolher um plano de internet, considere sempre quantos dispositivos você quer conectar e o que planeja fazer com a sua conexão à internet.

Como aumentar a largura de banda e tornar seu wi-fi mais rápido?

Se os resultados do teste de velocidade confirmaram que a largura de banda que você tem é muito estreita, há inúmeras formas de resolver isso. Algumas delas são bem diretas, enquanto outras demandam mais tempo e esforço. Dependendo da sua situação, esses são os métodos que poderão ajudá-lo a aumentar a largura de banda:

  • Você tem um plano de internet básico. Faça o upgrade para um plano melhor, com maior largura de banda.

  • Seu provedor de serviços de internet não oferece uma largura de banda suficiente para as suas necessidades. Abandone-o e procure outro provedor.

  • Você não quer investir em um upgrade, mas precisa de mais velocidade. Tente limitar o número de dispositivos ou peça aos seus familiares para pausarem seus downloads por um tempo, não assistirem a vídeos e filmes ou mesmo jogar online. Outra opção é desligar o wi-fi e usar uma conexão com fio.

Se você está satisfeito com o seu plano de internet e sua velocidade sempre foi boa, é provável que o problema esteja:

  • No seu computador. Você não poderá aproveitar conexões rápidas se a sua máquina não for capaz de processar os dados recebidos. Talvez seja hora de comprar um computador novo?

  • Em um roteador wi-fi cansado. Às vezes, uma conexão lenta pode ser o resultado de um roteador sobrecarregado. Portanto, o conselho é simples: reinicie seu roteador, tirando da tomada por pelo menos cinco segundos. Também não se esqueça das atualizações de firmware, pois ela garantirão que o seu roteador desempenhe sempre da melhor forma possível e esteja seguro para o uso. Às vezes, o software do roteador está apenas desatualizado e por isso não é compatível com novas tecnologias e padrões.
  • Ah, e tire o roteador do armário (ou onde quer que o esteja escondendo) e coloque-o em um espaço aberto, longe de paredes ou outras obstruções. É um detalhe pequeno que pode ter um impacto significativo no desempenho do seu roteador wi-fi, afinal, quando “esconde” o aparelho em algum lugar, você impossibilitará que o sinal se dissipe de maneira eficiente.
  • Nos seus vizinhos. Ainda que você não possa culpá-los por uma conexão com a internet lenta, o wi-fi dos seus vizinhos tem alguma relação com o problema. Os equipamentos de wi-fi se comunicam através de canais que tendem a se sobrepor uns aos outros. Então, para tornar sua conexão mais rápida, experimente usar canais sem fio com menos usuários. Isso dará um jeito na sua conexão. Para uma melhor conectividade, considere a possibilidade de comprar um roteador wi-fi de dupla frequência que transmita em 2.4 GHz e 5GHz. Alguns desses roteadores duplos permitem que você alterne as frequências, ao passo que outros proporcionam duas redes separadas simultâneas.
  • Em seu provedor de serviços de internet. Se você notar que a sua velocidade é mais baixa em períodos específicos do dia, é bem provável que o seu provedor esteja limitando a sua largura de banda de forma intencional, pois os servidores deles podem estar sobrecarregados. Ainda que tentativas de diminuir o congestionamento da rede em horário de pico seja uma boa ideia, ela não melhora sua experiência online. Ainda mais quando esse estrangulamento acontece quando você está tentando assistir ao tão aguardado novo episódio de Game of Thrones. Parece familiar, não é mesmo?
  • Para realmente utilizar a largura de banda pela qual você está pagando, use uma VPN. Uma rede virtual privada não apenas irá ajudar a contornar o estrangulamento de rede, mas também irá criptografar o seu tráfego de internet para que você possa navegar com segurança e privacidade.

Como melhorar a sua velocidade de download

Ao assumir o controle da sua própria largura de banda, você irá automaticamente melhorar a qualidade da rede. Isso significa que quanto mais largura de banda você tiver, menos tempo você perderá fazendo o upload ou download de arquivos grandes.

Caso precise de ainda mais velocidade para os seus downloads, temos mais um truque: tente ajustar as configurações do QoS (Qualidade do Serviço) do seu roteador wi-fi, especificando quais aplicativos têm prioridade de acesso à largura de banda. Assim, você garantirá que os downloads dos seus arquivos não sofram porque alguém está assistindo a um filme em alta definição na sua rede, ou ao contrário.

Poucas coisas me deixam tão louco quanto interrupções inesperadas enquanto estou fazendo alguma coisa online: seja uma ligação em vídeo importante, ou um momento de descontração assistindo a vídeos no Youtube. Se você é como eu e não suporta internet a passo de tartaruga, não se contente com largura de banda estreita. Tome uma atitude e a torne melhor.


Daniel Markuson
Daniel Markuson successVerified author

Daniel is a digital privacy enthusiast and an internet security expert. As the blog editor at NordVPN, Daniel is generous with spreading news, stories, and tips through the power of a well-written word.


Subscribe to NordVPN blog