Your IP: Unknown · Your Status: ProtectedUnprotectedUnknown

Skip to main content

Como aumentar a largura de banda no Wi-Fi

Se você é um gamer, faz streaming ocasionalmente, ou é apenas um grande fã de vídeos de gatos, a largura de banda é uma parte essencial da sua experiência na internet. Caso os seus vídeos estejam travando ou sua conexão pareça mais lenta do que o habitual, é bem provável que você não esteja recebendo uma banda suficientemente larga, pois seu hardware pode ter um problema ou alguém a esteja limitando de forma intencional. Neste artigo, investigaremos como aumentar a sua largura de banda para que você continue assistindo seus vídeos, jogando online e baixando arquivos, sempre com uma boa velocidade e sem travamentos.

Como aumentar a largura de banda no Wi-Fi

O que é largura de banda?

A largura de banda (ou bandwidth, em inglês) se refere à quantidade de dados que podem ser baixados ou carregados do seu computador em um determinado período. Em outras palavras, ela determina quanto da velocidade anunciada você irá realmente receber.

Se, por exemplo, seu pacote de dados é de até 20 Mbps, isso não significa que você poderá baixar e carregar dados nessa velocidade de internet específica. Especialmente se conectar vários dispositivos à mesma rede, o que é provável.

Para entender a largura de banda, eis uma analogia. Sua conexão é uma estrada de mão dupla (largura de banda), na qual todos os carros (dados) viajam na mesma velocidade. Mas quanto mais cheia a estrada, mais lentamente você avança. Para resolver isso, basta construir mais faixas para os carros rodarem. Assim é com a largura de banda – quanto mais você tem, mais dados poderá carregar e baixar ao mesmo tempo.

Sua largura de banda é insuficiente? Vamos testar

Para verificar se há algum problema com sua banda larga, o primeiro passo é fazer um teste de velocidade de conexão. Uma possibilidade é buscar no Google “teste de velocidade da internet” e clicar em “executar teste de velocidade”. Com os resultados, você poderá saber se sua conexão é tão rápida quanto promete o provedor.

Importante notar, contudo, que nem sempre um plano de 25 Mbps garante uma velocidade constante desse valor. Uma coisa é usar a rede em apenas um celular na sua internet residencial, outra totalmente diferente é conectar doze dispositivos à mesma rede, ao mesmo tempo.

Quanto mais dispositivos conectados à rede, mais estreita ficará sua banda, e tudo o que você fizer levará mais tempo do que o habitual, especialmente carregamento de vídeos e jogos.

Portanto, antes de escolher um plano de internet, considere sempre quantos dispositivos você quer conectar e o que planeja fazer com seu acesso à internet.

Como aumentar a largura de banda e deixar sua internet mais rápida?

Se os resultados do teste de velocidade da internet confirmaram que sua largura de banda é muito estreita, não se preocupe. Abaixo estão algumas estratégias para resolver isso e aumentar a velocidade da sua conexão.

Como aumentar a largura de banda

1. Altere seu plano de dados

Muitas vezes, o problema está em seu plano de internet. Seja porque ele é muito básico, ou porque seu provedor de internet não cumpre com as promessas de serviço, às vezes o melhor a fazer é simplesmente investir em um plano melhor.

2. Use uma conexão a cabo

Uma conexão Wi-Fi pode ser muito conveniente, especialmente para quando se vai usar diversos dispositivos numa mesma rede. No entanto, a velocidade da internet pode ser prejudicada. Por isso, caso seja necessária uma conexão particularmente rápida, o uso de cabos é o mais indicado.

3. Verifique seus aparelhos

Outra causa comum de lentidão na internet é a sobrecarga ou incapacidade de processamento dos dispositivos. Um computador muito antigo ou um roteador desatualizado são exemplos comuns disso. Então, confira se todos os seus aparelhos estão em boas condições – às vezes, uma simples reinicialização pode trazer resultados melhores.

4. Mantenha o roteador livre

Um erro comum dos usuários é guardar o roteador em espaços fechados ou em posições muito baixas. Lembre-se de que o roteador precisa de liberdade para emitir seus sinais de Wi-Fi e quanto mais barreiras físicas houver em seu caminho, pior será sua emissão.

5. Chegue mais perto do roteador ou use repetidores

Mesmo com um roteador livre e numa boa posição, pode ocorrer de os dispositivos estarem tão longes dele que seu sinal não os alcança. Se esse for o problema, a solução lógica é simplesmente aproximar-se do roteador. Caso não seja possível, deve-se considerar a instalação de outros roteadores ou então de repetidores de sinal, que são aparelhos capazes de estender o alcance da rede Wi-Fi para áreas distantes.

6. Limpe o cache do seu dispositivo

Navegadores com excesso de cache acumulado podem ter desempenho inferior e dar a impressão de lentidão. Para resolver isso, basta limpar o cache e os cookies do seu browser. Se o problema for esse, a melhora vai ser imediata.

7. Instale um bloqueador de anúncios

Se sua navegação é constantemente interrompida por anúncios indesejados, pode ser que sua conexão esteja também sendo prejudicada por eles. Um bom bloqueador de anúncios vai eliminar esse inconveniente e evitar que sua rede fique congestionada com esses banners e pop-ups desnecessários.

8. Fique de olho em intrusos

Use uma senha forte para proteger sua rede sem fio. Redes desprotegidas podem ser usadas por terceiros não autorizados (como vizinhos), levando a uma sobrecarga da conexão e, consequentemente, à redução da velocidade de internet (saiba mais em “Como saber se tem alguém usando meu Wi-Fi”).

9. Atenção ao estrangulamento de banda larga

Alguns provedores de internet têm o hábito de reduzir a velocidade da conexão de seus usuários em determinados horários, sobretudo quando o tráfego está sendo usado para funções que requerem muitos dados, como streaming de vídeos ou jogos online. Eles fazem isso para evitar uma sobrecarga da rede e, assim, mantê-la estável. A essa prática se dá o nome de estrangulamento de banda larga.

Para escapar dessa limitação, a sugestão é usar uma VPN. A VPN é um programa que criptografa todas as atividades online do usuário e, portanto, impede que o provedor de internet enxergue para onde o tráfego está sendo encaminhado. Sem ter esse conhecimento, ele fica impossibilitado de limitar a rede para destinos específicos, como a Netflix ou sua plataforma de games online.

Ter uma boa VPN para Android, iPhone ou desktop, portanto, é a melhor estratégia para contornar o estrangulamento de rede.

Proteja sua privacidade e evite a limitação da largura de banda com a NordVPN. Experimente sem riscos com nossa garantia de reembolso de 30 dias!

Assine a NordVPN

Como melhorar a sua velocidade de download

Para aumentar a velocidade de seus downloads, as estratégias seguem o mesmo sentido das mencionadas anteriormente, com algumas particularidades. Veja abaixo como aproveitar o máximo de sua conexão.

  • Reinicie seu modem e computador. Com isso, seus aparelhos se livrarão de possíveis sobrecargas ou problemas elétricos e voltarão a funcionar em plena potência.
  • Faça um download por vez. Quanto mais arquivos forem baixados por vez, mais congestionado o sistema ficará. Downloads individuais permitem maior dedicação e, portanto, maior velocidade a cada um deles.
  • Use a funcionalidade Proteção contra Ameaças, da NordVPN, para bloquear o carregamento involuntário de anúncios intrusivos e rastreadores em sua navegação, e, assim, evitar o consumo desnecessário da sua banda larga.
  • Encerre aplicativos secundários. Quando o sistema tem muitos programas abertos em segundo plano, boa parte de seus recursos é desperdiçado com isso. Feche todos os processos que não sejam essenciais.
  • Limite a quantidade de dispositivos conectados. Manter vários aparelhos numa mesma rede pode levar ao congestionamento da conexão e, consequentemente, sua lentidão. Limite ao máximo a quantidade de dispositivos durante seus downloads e sua velocidade será melhor.
  • Configure seu roteador. Indique nas configurações do aparelho quais aplicativos ou dispositivos conectados à rede têm prioridade ao Wi-Fi. Isso fará com que o consumo dos dados seja prioritário aos seus downloads, aumentando sua velocidade.
  • Atualize seus drivers. Dispositivos desatualizados não são apenas menos seguros, mas também mais lentos. Atualize regularmente seus aparelhos e roteadores para uma velocidade aprimorada.

Sua segurança online começa com um clique.

Fique em segurança com a VPN líder a nível mundial