Your IP: Unknown · Your Status: Unprotected Protected

Blog In Depth

Confira as Melhores Alternativas ao Youtube que Você Deve Conferir

Jul 25, 2019 · 4 min read

Confira as Melhores Alternativas ao Youtube que Você Deve Conferir

Inaugurado em 14 de fevereiro de 2005 e criado por Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley, o Youtube já é a maior plataforma de streaming do mundo. Com mais de 1,3 bilhões de usuários registrados.

Contando mais de 5 bilhões de vídeos visualizados diariamente, o Youtube se transformou em sinônimo de entretenimento audiovisual e uma verdadeira fonte de renda para inúmeras pessoas e negócios que usam a plataforma para divulgar tanto vídeos diários (daily vlogs) da família e dos amigos, gameplays, tutoriais e até mesmo publicidade profissional.

Divulgar seus negócios, seus produtos e suas ideias, ou qualquer coisa, é um dos motores do Youtube. Mas ele não está só e, aqui, você vai conferir dez alternativas (ou complementos) ao Youtube.

  • Dailymotion

    Com mais de 112 milhões de visualizações mensais, esse é um dos principais concorrentes do Youtube. Muitas pessoas consideram o Dailymotion como uma alternativa muito semelhante ao Youtube, enquanto outras dizem que ele é uma versão mais “pobre” do streaming. Independente disso, ele conta com uma interface simples, leve, campo de buscas e as mesmas categorias presentes no Youtube.

    O diferencial do Dailymotion é a resolução e o tamanho dos arquivos, permitindo envios de arquivos de 4gb de tamanho e 1080p de resolução, enquanto que o Youtube geralmente comprime esses elementos. Mas, há um ponto negativo: os vídeos podem ter, no máximo, 20 minutos de duração.

  • Vevo

    Essa é uma ótima alternativa especialmente se você gosta de assistir videoclipes com alta qualidade de imagem e áudio. A plataforma Vevo oferece, basicamente, conteúdo audiovisual de dois grandes grupos, Sony Music Entertainment e Universal Music Group.

  • Vimeo

    Criado por produtores de cinema, essa é uma ótima plataforma para conteúdos criativos. O Vimeo reúne fotógrafos, produtores de vídeo, músicas, agências de criação e muito mais. Com uma ótima interface e vídeos com altíssimo nível de qualidade (em 4k Ultra HD, por exemplo). Não há anúncios nos vídeos publicados no Vimeo e é possível criar sua própria comunidade de seguidores que podem comentar, seguir seu canal e compartilhar seus vídeos em todas as redes sociais.

  • Metacafe

    Fundado em julho de 2003, o Metacafe é uma plataforma bem básica e que é até mais antiga que o Youtube. Com qualidade de vídeo comparativamente mais baixa, a plataforma compensa esse fator garantindo que nenhum conteúdo na plataforma seja duplicado. É uma ótima plataforma para procurar por vídeos engraçados, reviews de vários produtos e tutoriais acessíveis, permitindo sua organização em diferentes categorias.

  • TED

    O TED é uma organização sem fins lucrativos com uma ótima plataforma para conteúdos de palestras, seminários, apresentações, entrevistas e debates em geral. Com mais de 3000 apresentações feitas por pensadores, profissionais, analistas e pesquisadores das mais diversas áreas, é uma ótima plataforma para compartilhar ideias e conhecimento de alto nível.

  • Twitch

    O Twitch já pode ser considerado como a maior plataforma de streaming online ao vivo de gameplays, sendo a plataforma favorita dos gamers. É possível fazer transmissões ao vivo que, depois, ficam disponíveis no seu canal. Há também possibilidades de debater e interagir com outros usuários. Apesar de ser voltado principalmente para games, o Twitch te permite fazer transmissões de absolutamente qualquer conteúdo, desde que seguindo as regras da plataforma.

  • Crackle

    Fundado pela Sony Picture Entertainment, a plataforma Crackle tem inúmeros programas de TV originais ou filmes de Hollywood mais antigos, oferecendo títulos diversos incluindo grande parte dos famosos clássicos da indústria do cinema. A plataforma também possui materiais de outras empresas do cinema, como a Funimation Films, a Columbia Pictures e a Tri-star Pictures, dentre outras.

  • Veoh

    Outra ótima plataforma de streaming é o Veoh, com uma interface bastante simples e amigável. Diferente do Dailymotion, por exemplo, o Veoh não coloca nenhum limite de tempo para os vídeos. A plataforma conta com várias series, como NCIS, The Price Is Right, Two and a Half Men e muitas outras. Para assistir conteúdos em HD, é preciso instalar o Veoh Web Player. Dá para considerar o Veoh como uma “mistura” de vídeo streaming e rede social, já que os usuários podem se conectar, formar grupos e usar a ferramenta de chat para conversar com os amigos.

  • Netflix

    Fundada em 29 de agosto de 1997, a Netflix só ganhou popularidade nos anos mais recentes ao fornecer um serviço de conteúdos de filmes, séries, documentários e muitas outras produções audiovisuais por streaming. Por uma assinatura mensal, os usuários podem acessar uma imensa quantidade de conteúdos de forma legal – uma ótima alternativa à pirataria digital.

    A Netflix já fornece uma ótima variedade de conteúdos e vem inspirando outros serviços pagos (e gratuitos) de streaming, sem enfrentar barreiras de direitos autorais comuns no Youtube, já que as próprias produtoras dos conteúdos fazem contratos com a Netflix, que distribui esses conteúdos de forma digital. Essa é a evolução das antigas locadoras de vídeos – quem ainda se lembra delas?

  • Philos

    Para os amantes de documentários e produções culturais desse estilo, a Philos é a plataforma streaming ideal. Por uma assinatura mensal bem acessível, é possível ter acesso a conteúdos muito interessantes que com certeza vão te enriquecer intelectual e culturalmente. É possível assistir os conteúdos do Philos na smart TV, em um tablet, smartphone ou computador.

A diversificação é uma tendência

Depois de conferir essa lista com dez alternativas (ou complementações) ao Youtube, dá para perceber que, em se tratando de plataformas e serviços de streaming, a tendência inicial era a generalização dos conteúdos, abrangendo praticamente todas as categorias e temáticas – como Youtube, Netflix e Dailymotion – e, depois, o “refino” para plataformas com conteúdos específicos e mais separados – como o Philos e a Afroflix, que conta com produções exclusivamente africanas ou baseadas em temáticas da África.

A tendência, pelo que podemos observar, é o surgimento de serviços e plataformas de streaming que são cada vez mais voltados para nichos específicos de mercado e de produções, já que o Youtube continua e, pelo que parece, vai continuar soberano em termos de conteúdos mais abrangentes.

O interessante é saber dinamizar os conteúdos e saber aproveitar o melhor de cada um desses serviços de acordo com seus interesses. Na verdade, não há muita “competição” entre a maioria desses serviços, já que cada um pode se voltar a públicos e conteúdos específicos.


Ilma Voigt
Ilma Voigt successVerified author

Ilma Voigt is a content creator passionate about technology and online security. In addition to her focus on tech, she also specializes in bringing cybersecurity insights to new markets.


Subscribe to NordVPN blog